ARTIGO
Os 120 anos dos Freis Capuchinhos
Ronaldo Santini* | PTB - 11:06 - 06/04/2016

Celebrações importantes estão em andamento. Uma delas é a dos 120 anos de presença dos freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul. A data oficial de chegada dos frades é 18 de janeiro de 1896. Em todas as paróquias com freis Capuchinhos são realizadas celebrações desde o início do ano e nós que convivemos com os Capuchinhos na cidade de Lagoa Vermelha e outros municípios reconhecemos o trabalho realizado e nos juntamos às festividades saudando auxílios vocacionais, obras de caridade e de fé que se multiplicam e são exemplos na formação e na vida das pessoas.
A atuação missionária já levou a diferentes estados e países, uma obra social sem fim: são missões populares, ações sociais, pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação, gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde sempre com a marca da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e está presente em 108 países. No Brasil, em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias. Ressalto, em especial, atuação a capuchinha em comunicação, despontando a nossa Rádio Cacique de Lagoa Vermelha, responsável pela informação da região e aquele que é um dos maiores semanários do Estado, o jornal Correio Riograndense, editado pelos freis e que, juntamente com a rádio, foi, para muitos, o único veículo de comunicação a chegar ao interior.

Destaco ainda a Rede Sul de Rádios, composta por várias emissoras entre as quais a São Francisco-SAT, de Caxias; a Fátima, de Vacaria, a Rádio Alvorada, de Marau, Veranense, de Veranópolis; a Garibaldi, de Garibaldi; a Cristal, de Soledade; a Maristela, de Torres; a Mais Nova FM, de Caxias, e a nossa Cacique, é claro. Lembro que os Capuchinhos foram proprietários das Rádio e TV Difusora, de Porto Alegre, atual Bandeirantes.

Não só em Lagoa Vermelha, mas em boa parte do Estado é fundamental para as comunidades o trabalho das Igrejas. Em Porto Alegre destaca-se a Paróquia Santo Antonio, o Pão dos Pobres. O lema “Gratidão, paixão e esperança!” é, pois, muito apropriado. Recebam os nossos parabéns Freis Capuchinhos os cumprimentos pelos 120 anos!

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30