ARTIGO
Os 120 anos dos Freis Capuchinhos
Ronaldo Santini* | PTB - 11:06 - 06/04/2016

Celebrações importantes estão em andamento. Uma delas é a dos 120 anos de presença dos freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul. A data oficial de chegada dos frades é 18 de janeiro de 1896. Em todas as paróquias com freis Capuchinhos são realizadas celebrações desde o início do ano e nós que convivemos com os Capuchinhos na cidade de Lagoa Vermelha e outros municípios reconhecemos o trabalho realizado e nos juntamos às festividades saudando auxílios vocacionais, obras de caridade e de fé que se multiplicam e são exemplos na formação e na vida das pessoas.
A atuação missionária já levou a diferentes estados e países, uma obra social sem fim: são missões populares, ações sociais, pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação, gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde sempre com a marca da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e está presente em 108 países. No Brasil, em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias. Ressalto, em especial, atuação a capuchinha em comunicação, despontando a nossa Rádio Cacique de Lagoa Vermelha, responsável pela informação da região e aquele que é um dos maiores semanários do Estado, o jornal Correio Riograndense, editado pelos freis e que, juntamente com a rádio, foi, para muitos, o único veículo de comunicação a chegar ao interior.

Destaco ainda a Rede Sul de Rádios, composta por várias emissoras entre as quais a São Francisco-SAT, de Caxias; a Fátima, de Vacaria, a Rádio Alvorada, de Marau, Veranense, de Veranópolis; a Garibaldi, de Garibaldi; a Cristal, de Soledade; a Maristela, de Torres; a Mais Nova FM, de Caxias, e a nossa Cacique, é claro. Lembro que os Capuchinhos foram proprietários das Rádio e TV Difusora, de Porto Alegre, atual Bandeirantes.

Não só em Lagoa Vermelha, mas em boa parte do Estado é fundamental para as comunidades o trabalho das Igrejas. Em Porto Alegre destaca-se a Paróquia Santo Antonio, o Pão dos Pobres. O lema “Gratidão, paixão e esperança!” é, pois, muito apropriado. Recebam os nossos parabéns Freis Capuchinhos os cumprimentos pelos 120 anos!

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30