ARTIGO
Pelo fim de venda casada de Internet, TV e telefonia
Marcelo Moraes* | PTB - 11:30 - 06/04/2016
Atendendo a um constante apelo da sociedade, tramita no Legislativo Estadual o Projeto de Lei 223/15, de minha autoria, que proíbe definitivamente a “venda casada” de serviços de telefonia, televisão por assinatura, comunicação multimídia, enfim todo o tipo de “venda casada”. O projeto  foi aprovado pela Comissão de  Constituição e  justiça e  agora deverá ser votado em Plenário. Diariamente, de uma forma ou outra, somos explorados em clara afronta ao Código de Defesa do Consumidor que proíbe este tipo de transação.

O projeto complementa o Código do Consumidor com uma lei estadual definindo “vedado ao fornecedor dos serviços relativos ao serviço telefônico fixo comutado, ao serviço móvel pessoal, à comunicação multimídia e aos serviços de televisão por assinatura, condicionar, obrigar ou induzir o consumidor a  adquirir serviços, bens ou equipamentos que não sejam de seu interesse, bem como a não ser compelido a se  submeter a  qualquer condição salvo diante  questão de ordem técnica para recebimento do serviço, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul”.

O Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda casada desde 1990, mas os operadores insistirem em praticá-la e o consumidor, sem argumentos, aceita esta imposição. As relações de consumo precisam desta lei estadual para todos os segmentos econômicos mas, em especial, as telecomunicações. O cliente adquire o que deseja e não o que o operador impõe. Um exemplo frequente é o da internet que tem preço menor quando adquirida em combo, forçando o consumidor, sob pena de pagar preço maior, a levar o pacote inteiro. O projeto que estou apresentando será importante para reduzir a exploração e assegurar os legítimos direitos do consumidor.
 
*Deputado Estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30