INTERNET
Deputado Nelsinho e vereador Fernando Alonso se reúnem com ANATEL e operadora Oi
Fernanda Finkler - MTE 12.661 | PT - 17:37 - 27/04/2016 - Foto: Fernanda Finkler

Nesta quarta-feira, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa, junto com o vereador Luiz Fernando Alonso (PT) estiveram na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) pela manhã e na sede da operadora de telefonia Oi, à tarde. Em pauta estava a busca da melhoria do acesso à internet em Barra do Quaraí.

Segundo o vereador Alonso está esgotada a capacidade de novas linhas (portas) de internet na sede do município e o interior é atendido apenas com Ruralcel e uma outra empresa com sinal por satélite. “Somos um município de 4.500 habitantes, 1100 economias, estamos na fronteira e não chegamos a 200 portas sendo utilizadas sendo a capacidade máxima do armário, equipamento responsável por fazer as conexões. Se vier uma empresa se instalar no município alguém precisa cancelar sua internet para que a empresa tenha acesso? Inviabiliza o nosso desenvolvimento”, falou o vereador preocupado.

O deputado Nelsinho, como presidente da CSSP, está acompanhando o vereador Alonso, articulando as reuniões e buscando formas de solucionar o problema. “Assim como em Barra do Quaraí sabemos que muitos municípios carecem do acesso à internet. A CSSP está atenta a essa situação”, afirmou Nelsinho.

Conforme o diretor de Relações Institucionais da Região Sul da operadora Oi, Jaime Borin, a empresa tem como obrigação contratual atender 80% da necessidade da sede do município, o que vem sendo feito em Barra do Quaraí. Borin demostrou interesse em colaborar para encontrar solução ao problema apresentado pelo vereador, mas informou que novos investimentos apenas no final do ano ou em 2017. “Infelizmente não basta instalar um novo armário para ampliar as portas de acesso. Temos que fazer uma ampliação da rede, na base, até o novo armário”, disse o diretor.

Também o gerente regional em exercício da ANATEL no RS, Sidney Ochmon e o engenheiro técnico, Maurício Peroni, disseram que são parceiros na busca por soluções para o município.

Ainda, na reunião com a operadora Oi, participou o presidente da Liga da Defesa Nacional do RS, Júlio Cézar Benites Teixeira.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30