ARTIGO
Pela defesa de uma escola plural
Juliano Roso* | PC do B - 15:20 - 27/06/2016

Tem se discutido cada vez mais no país sobre projetos de lei que amordaçam o professor e que colocam em xeque o sistema educacional brasileiro. A organização Escola Sem Partido levanta a bandeira da neutralidade para fundamentar a sua escola ideal. Aí já temos algo a nos questionar. Quem são os idealizadores dessa proposição, quais seus valores e o que pensam? A severa neutralidade cobrada dos professores provém de um discurso neutro, sem vícios ou opiniões e pré-conceitos? Existem cidadão sem qualquer resquício de ideologia em seus conceitos?

Para questionar a intenção da organização basta pesquisar na internet o estreito vínculo da mesma com outros órgãos e entidades publicamente envoltos em ideologias políticas. O que se descobre é que a organização se utiliza de uma pseudo-neutralidade para não ser questionada e, aí sim, conseguir instituir na sala de aula o seu posicionamento. Hoje, diversas leis, inclusive a Lei de Diretrizes e Bases, garantem o apartidarismo dos espaços educacionais. Os conselhos que reúnem pais e professores já são utilizados para esses questionamentos. Instituir por lei essa vigilância ao educador é um risco, pois abre precedente que todo e qualquer assunto seja questionado por ter caráter “ideológico”.

Se não formos vigilantes deixaremos de ter na escola um espaço plural e democrático de construção do saber, onde diferentes valores e ensinamentos aprendidos na família ou em outros locais de convivência são confrontados para formar um cidadão mais esclarecido, despido de preconceitos e tolerante.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30