ARTIGO
Prioridade para a BR 116
Adílson Troca* | PSDB - 10:29 - 08/07/2016

É impossível buscar a recuperação econômica se deixarmos de lado o maior corredor de escoamento da riqueza do Rio Grande do Sul. A duplicação da BR 116 entre as cidade de Guaíba e Pelotas, além de ser um questão fundamental de segurança pública, é estratégica para a economia gaúcha. É por isso que tomamos esta obra, bem como a nova Ponte do Guaíba, como prioridade que une esforços, ideais e partidos na Assembleia Legislativa.

Recentemente tivemos um aprofundado debate sobre o tema na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que tenho a incumbência de presidir. Reunimos especialistas, autoridades e a comunidade em um encontro de trabalho produtivo. Foi possível pontuar o que está pronto, o que já está em andamento e, principalmente, os desafios para a conclusão.

Desta audiência saiu uma pauta de reivindicações que foi encaminhada para Ministérios, agentes políticos e técnicos, enfim, para todos que possam contribuir. O Estado, através de suas representações, se une para defender suas prioridades e a BR 116 é uma das quais não aceitamos abrir mão.

Estamos junto com a Secretaria dos Transportes e Mobilidade, o DNIT, a ANTT e a Polícia Rodoviária Federal, fazendo todos os contatos e ações possíveis para buscar recursos que garantam a conclusão desses investimentos em infraestrutura no Estado. Ao longo de nossas atividades públicas, sempre lutamos por esta via, mas agora é preciso fortificar ainda mais este trabalho.

Independentemente do que já foi realizado, ainda há muito a ser feito. Não podemos aceitar que o que já foi construído se perca pela paralização das obras. Seria cum crime para com o dinheiro público.

Como toda causa, a duplicação e a nova ponte sofrem com os efeitos da crise que atinge a todos nós. O fato é que nenhuma dificuldade pode ser maior do que a relevância desta obra.

Conhecemos a realidade de cada trecho desta estrada. Sabemos sua importância, suas dificuldades, seus perigos e as oportunidades que ela traz. Entendemos a BR 116 como propulsora do desenvolvimento. A ligação com nosso Porto do Rio Grande, porta de entrada e saída da produção agropecuária e industrial do Rio Grande do Sul, precisa receber a devida atenção.

BR 116 não é uma simples estrada, Ela é parte integrante da vida dos gaúchos que em suas margens vivem, que por ela transitam e que consomem os produtos que por ela são transportados. Se é hora de eleger prioridades entre as prioridades, no setor de infraestrutura, nossa rodovia BR 166 deve ser a número 1.

 *Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da ALRS

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30