ARTIGO
Só a política muda a política
Sérgio Turra* | PP - 09:30 - 27/07/2016

O Brasil enfrenta a pior crise política de sua história. As investigações na Petrobras desvendaram um esquema gigantesco, envolvendo dezenas de bilhões e políticos de todos os matizes ideológicos. Com razão, muitos brasileiros perderam a confiança nos homens públicos. No entanto, a transformação desse quadro começa justamente pela política.

Embora essa atividade tenha graves problemas no país, é por ela que se exerce a democracia. Negá-la só beneficia aqueles que querem a manutenção deste lamentável cenário. Quando o povo exerce a cidadania e participa ativamente da política, grandes avanços podem acontecer. Exemplo disso foi o impeachment da presidente Dilma, processo que só está em andamento porque milhões foram às ruas para expressar sua indignação.

Em outubro, temos a chance de dar mais um passo. Vamos escolher os prefeitos e vereadores para os quatro anos seguintes. Dos entes da Federação, o município é o que está mais próximo de nós. É onde nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos e formamos nossas famílias. Não haverá uma mudança consistente na nação sem que ela comece pelas nossas cidades.

Até a data da eleição, reflita: a sua cidade evoluiu nos últimos quatro anos? O que melhorou? O que precisa ser feito? Quais as principais demandas? Pesquise sobre os candidatos, busque saber do passado e das propostas de cada um. Preste atenção às promessas e aos planos de governo. Converse com seus vizinhos sobre o assunto. Em suma: qualifique o processo de decisão. E, no dia do pleito, faça a escolha mais adequada.

Como disse Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal: "A atividade política é a mais importante das atividades humanas". Se queremos um Brasil melhor, temos de exercer a política com consciência. Não há outra saída! A participação de cada um de nós é essencial para o futuro do município em que vivemos – e de todo o país.

* Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30