ARTIGO
A Lava Jato veio para limpar o Brasil
Sérgio Turra* | PP - 09:57 - 10/08/2016

A Lava Jato é uma das maiores conquistas da história recente do Brasil. O grande trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público veio para limpar a política nacional. E, como ironicamente mostra o nome da mais recente fase da operação, a Resta Um, parece que não sobra ninguém ileso à corrupção. Quadros de destaque dos principais partidos, empresários, presidentes das grandes empreiteiras, funcionários públicos, marqueteiros: a lista de envolvidos não para de aumentar.

As revelações mostram até onde se estendem os tentáculos da bandalheira. Foi descoberta a atuação de uma quadrilha na Petrobras, em um esquema que começou há mais de uma década. Dessa investigação, várias outras se desdobraram, atingindo outras estatais, obras de infraestrutura e campanhas. Estima-se que mais de R$ 42 bilhões foram desviados – quase o valor total da dívida do Rio Grande do Sul (R$ 54 bilhões).

Dada sua magnitude e extensão, a Lava Jato pode nos conduzir à tentação de demonizar a atuação pública, como se nada prestasse no meio. Isso, no entanto, é um erro crasso. As operações devem ser encaradas como o caminho para o nascimento de uma nova política no país, com de líderes focados em seriedade, transparência e eficiência.

As pessoas esperam uma atitude diferente de seus representantes. Estão cansadas de tapinhas nas costas e acordos por baixo dos panos. Querem a política feita com olho no olho, de cara limpa e peito aberto para superar os desafios e fazer aquilo que é necessário para renovar o país. A população apoia a Lava Jato e rechaça qualquer tentativa de barrá-la.

A campanha eleitoral está prestes a começar. Em outubro, vamos às urnas para escolher nossos representantes nos municípios. É o momento de reforçarmos nosso desejo de mudança. Se queremos uma política diferente, com honestidade e comprometimento, temos de fazê-la acontecer pelo voto. A Lava Jato nos trouxe a esperança de um novo tempo para o Brasil. É hora de colocá-la em prática.

*Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30