ARTIGO
As olimpíadas e o Bolsa-Atleta
Ronaldo Santini, deputado estadual | PTB - 09:46 - 22/08/2016
As olimpíadas do Brasil merecem a nossa reflexão sobre a importância que tem as práticas esportivas e de modo especial sobre a necessidade do incentivo ao esporte desde a sua base. Em função disso elaborei a Lei Nº 14.853, que institui a Bolsa-Atleta no Rio Grande do Sul. A iniciativa já foi aprovada pelos colegas parlamentares e sancionada pelo Governador do Estado em 8 de abril deste ano, mas ainda aguarda regulamentação por parte do Executivo.
 
O primeiro ouro olímpico de 2016 veio para o Brasil através das mãos de uma jovem que foi uma criança em situação de vulnerabilidade social, recebeu apoio de um projeto social e se tornou uma atleta profissional, mesmo com tantas dificuldades.
 
O objetivo da Bolsa-Atleta é minimizar estas dificuldades, tornando a caminhada menos árdua. O incentivo financeiro será concedido pelo Estado e conferido prioritariamente a atletas praticantes de esporte de rendimento nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, com vista às competições oficiais organizadas pelo Estado, municípios e União, além das competições pan-americanas, parapanamericanas, olímpicas e paraolímpicas.
 
Esse benefício terá duração de 12 meses, podendo ser renovado por igual período, sendo concedido nas categorias Rendimento – destinadas à atletas com idade entre 17 e 40 anos, que tenham obtido até a terceira colocação em competições oficiais – e Rendimento Estudantil – para atletas estudantes de ensino fundamental e médio, com idade entre 12 e 17 anos. É um incentivo não só na formação dos atletas, mas do ponto de vista social contribuindo para manter os jovens em atividade e, como sabemos, em alguns casos até para retirá-los da rua antes que ingressem na delinquência e no crime.
 
 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30