ARTIGO
Empreender para transformar o Brasil
Tiago Simon * | MDB - 10:21 - 26/08/2016
Pessoas empreendedoras transformam para melhor a realidade à sua volta. Fazem isso produzindo inovação e prosperidade. Não é à toa que as micros e pequenas empresas representam hoje o motor da economia brasileira. Juntas, respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado nacional. Esse percentual equivale a 16,1 milhões de postos de trabalho.
 
Importante agente de transformação econômica e potencialização do capital social das comunidades, as micros e pequenas empresas contribuem para a diminuição das desigualdades sociais, aumento do nível educacional e redução da violência, criando oportunidades.
 
Há muito tempo tenho atuado para que a promoção e o fomento dos pequenos negócios estejam no topo da agenda de prioridades do Rio Grande do Sul. E os momentos de crise são justamente aqueles em que temos de parar para debater o que é fundamental: apoiar e incentivar quem trabalha e produz.
 
Como presidente da Frente Parlamentar das Micros e Pequenas Empresas da Assembleia, tenho salientado aos prefeitos gaúchos a importância do apoio efetivo aos pequenos negócios por meio da aplicação de uma legislação de incentivo. Nesse sentido, o Poder Público, especialmente as prefeituras, têm um papel fundamental. E experiências exitosas como as apresentadas no Seminário Desenvolvimento Municipal Através dos Pequenos Negócios precisam ser conhecidas por todos em nosso Estado.
 
O case do município de Três Rios, no Rio de Janeiro, impactou a todos. Por meio da profissionalização da gestão pública e da construção de um conjunto de políticas públicas e programas agressivos de fomento ao empreendedorismo, foi promovida uma verdadeira transformação na cidade, baseada na participação efetiva de todos os atores sociais, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Prova de que a prosperidade anda junto com o empreendedorismo.
 
Por essas e outras razões, precisamos fomentar um ambiente favorável para o desenvolvimento de pequenos negócios, desburocratizando a vida de quem quer empreender. Apoiar a pequena empresa é apoiar o Brasil.
 
*Deputado estadual pelo PMDB  
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30