ARTIGO
Um voto seguro
Tiago Simon* | MDB - 14:44 - 09/09/2016
Em outubro, os 497 municípios gaúchos elegerão seus prefeitos para o quadriênio 2017/2020. As eleições são o momento de renovação do pacto democrático entre os eleitores, a classe política e as instituições.
 
Nelas, o voto traduz, a um só tempo, o julgamento das comunidades a respeito do governo em exercício e a decisão a respeito de qual o projeto que atende suas expectativas para o futuro.
 
A sabedoria dos fundadores da democracia representativa se completa com a escolha dos vereadores que, nas Câmaras Municipais, representarão a pluralidade do pensamento dos eleitores, garantindo o convívio democrático, regulado, entre as maiorias e as minorias. É na soberania do voto popular que reside o poder, e no equilíbrio entre as instituições a garantia da igualdade e da justiça.
 
Das últimas eleições municipais até agora, o Brasil tem oferecido provas de que o regime democrático se consolida. A quantidade dos fatos e a velocidade com que se precipitaram neste período, originaram crises políticas, econômicas e éticas sucessivas, que testaram nossa arquitetura republicana.
 
Protestos nas ruas, Lava Jato, volta da inflação, desemprego, deterioração das contas públicas em todos os níveis da Federação, impeachment da presidente. Se no passado a volta à normalidade era buscada nos quartéis, no último período ela tem sido alcançada nos mecanismos oferecidos pela Constituição.
 
Nas eleições municipais deste ano precisamos avançar ainda mais nesse processo de reinvenção do fazer político, praticando um voto seguro, capaz de eleger prefeitos inovadores, empreendedores e que estruturem governos cujos critérios para a escolha de suas equipes sejam a probidade, a justiça e sobretudo a busca permanente do fazer juntos pela prosperidade de suas comunidades.
 
Da mesma forma, praticar um voto seguro que conduza às Câmaras Municipais vereadores conscientes da tarefa de fiscalizar o poder executivo, legislar a respeito de assuntos públicos relevantes que, efetivamente, contribuam para o desenvolvimento dos municípios.
 
Voto seguro, união de esforços, governos empreendedores. Isso pode fazer a diferença na vida de cada um.
 
*deputado estadual pelo PMDB
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30