ARTIGO
27 de Setembro – Dia do Doador de Órgãos
Adilson Troca* | PSDB - 08:51 - 27/09/2016

Diversos prédios públicos de todo país estão recebendo iluminação especial verde nesta semana em alusão a uma causa permeada de esperança: a doação de órgãos. É através dela que se concretizam os transplantes, que trazem nova oportunidade de vida aos mais de 33 mil brasileiros que sofrem a angústia das filas de espera por órgãos.

Nesta terça-feira (27), celebra-se o Dia do Doador de Órgãos. A data serve para valorizar quem escolhe a solidariedade e também para ampliar o processo de conscientização para quem ainda não tem posição definida. Para ser doador não é necessário deixar nada escrito e nem documentado. Pela Lei brasileira a decisão cabe a família e é justamente por isso que o diálogo em casa é fundamental.

O Rio Grande do Sul é um dos Estados com melhores resultados do Brasil, com 25,2 doadores efetivos por milhão de pessoas, bem à frente da média nacional que é de 14. O resultado se traduz em possibilidade de vida para aos 1.163 gaúchos adultos em lista de espera. Este semestre a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), revelou em seu relatório que, no Rio Grande do Sul, também 23 crianças aguardam por transplante.

O desafio maior está na consciência. Em nosso Estado, ainda hoje, 41% das famílias recusam a doação no momento da entrevista. Mudar essa realidade depende de duas coisas: informação e diálogo. É por isso que convidamos a ti e tua família, nesta semana tão especial, a conversarem sobre a vontade de ser doador.

Escolha a vida. Escolha ser doador. Comunique sua escolha. Eu sou doador. E você?

*Deputado Estadual, presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30