ARTIGO
A luta pelo transporte hidroviário de passageiros
Pedro Ruas* | PSOL - 11:59 - 07/10/2016

O Projeto de Lei 348, de minha autoria, que propõe a criação da modalidade do transporte público hidroviário de passageiros, tornando rios, lagos e lagoas do Rio Grande do Sul, vias intermunicipais de transporte, foi vetado pelo governador do Estado. No veto, Sartori não apresentou justificativa capaz de explicar os motivos pelos quais é contra oferecer uma nova alternativa de transporte aos já tão sofridos cidadãos que necessitam de transporte público para sua locomoção.

Através de debates que envolveram todos os interessados, a proposta foi aprovada em todas as instâncias na Assembleia Legislativa (AL) e por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes, foi objeto de uma subcomissão técnica específica e, no plenário, o Projeto de Lei 348 foi aprovado por 35 votos a favor e somente seis contra, numa prova evidente de que outros parlamentares viram a importância do mesmo à sociedade. Agora, o que esperamos é que esses mesmos que votaram a favor, se unam em benefício dos usuários de transportes – que merecem uma alternativa para a sua locomoção - e nos ajudem a derrubar o veto do Governador quando o tema for incluído na pauta, o que deve ocorrer em breve.

Temos os argumentos para a derrubada do veto. O PL 348 não terá qualquer custo para o Estado, posto que visa exclusivamente oferecer uma alternativa importante de transporte público para a população. O Rio Grande do Sul estará resgatando um sistema que já deu certo e que, certamente, tem todas as condições para crescer, pois nosso projeto foi feito a partir de muito debate.

Criado a partir de uma série de audiências públicas e reuniões, no âmbito da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, a proposta recebeu contribuições de muitos especialistas. Entre estes, a Marinha do Brasil, através da Capitânia dos Portos na Capital, o Dnit, a SPH, a Metroplan e representantes de prefeituras que querem ofertar alternativas de transporte aos munícipes.

*Deputado estadual (PSOL)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30