ARTIGO
O trabalho continua
* Lucas Redecker | PSDB - 19:00 - 03/01/2017

Depois de dois anos à frente da Secretaria de Minas e Energia retomo o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Saio da secretaria satisfeito com o resultado deixado e agradecido pela oportunidade e confiança em mim depositadas pelo governador José Ivo Sartori.

Foi uma função importante num momento crucial para o Rio Grande do Sul. Havia uma lacuna nessa área nos últimos anos e agora o setor tem um ponto de referência. A secretaria foi a única criada pelo governador no início da gestão e já nasceu com um orçamento enxuto e uma estrutura administrativa reduzida. Nunca permiti que ela aumentasse de tamanho por termos sempre presente a grave crise financeira que o Estado vive.

Entre as realizações desse período destaco o Plano Energético, trabalho que planeja e organiza o setor energético, visando um abastecimento de energia com qualidade para os gaúchos ao longo da próxima década. Cito também o Atlas das Biomassas, inédito no Brasil, e o fomento às energias limpas e renováveis, que receberam estímulos importantes para o seu desenvolvimento, como a isenção de impostos para quem quer gerar a própria energia e a criação do Programa RS Energias Renováveis.

Criamos grupos de trabalho para fomentar a energia solar e eólica, recriamos o Comitê de Planejamento Energético do RS (Copergs) e o Comitê de Planejamento da Mineração (Comergs), e incluímos a ampliação da rede trifásica para o campo entre as prioridades da Consulta Popular para algumas regiões do RS. Garantimos ainda descontos entre 50 e 70% nos custos das licenças ambientais para novos empreendimentos eólicos. Antes de deixar a secretaria, encaminhei a conclusão do Atlas Solarimétrico, cujo lançamento está previsto para este ano, bem como o Plano Estadual de Mineração, também em fase de preparação.

Volto para o Parlamento com o desejo e a disposição de fazer um mandato com um envolvimento mais plural e próximo do dia a dia das pessoas que represento. A exemplo do mandato anterior, estarei presente e atuante nos projetos que buscam um futuro melhor para o RS, pois chegou a hora de fazermos o enfrentamento da grave e histórica crise que vivemos. Infelizmente, chegamos ao fundo do poço, pois faltou responsabilidade por parte de todos os partidos, que deveriam ter se posicionado fortemente contra benefícios dados que comprometeram o Estado financeiramente. No futuro, quero olhar para trás e poder dizer que contribuí para que tivéssemos um estado melhor.

Desejo que 2017 seja o ano que marca o início de uma nova e positiva fase para o nosso Estado e que os desafios, individuais ou coletivos, sejam rapidamente superados. O trabalho continua! Abraço, saúde e paz,

 

*Deputado Estadual 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30