ARTIGO
Chegou a hora da depuração
Sérgio Turra * | PP - 14:43 - 17/04/2017

Os últimos episódios da política conduziram o país para um patamar inédito de indignação e descrença. Uma lista enorme de pessoas, dos mais diversos partidos, aparece associada a atos de corrupção. Há que se ter cautela, pois centenas de investigações ainda estão começando. Os indícios são fortes, mas somente a Justiça poderá dizer se eles representam a verdade. No entanto, a população anseia por respostas. Está cansada da velha política e dos acordões. Quer atitudes efetivas para combater as práticas espúrias e restaurar a confiança nos agentes públicos. 

A classe política, especialmente, precisa fazer uma inflexão com urgência. Não basta mais que apontemos os dedos para o lado. Temos de olhar para nosso umbigo e exercer a devida autocrítica, tomando iniciativas que restabeleçam a credibilidade no sistema político e fortaleçam as bases da democracia.

 Nesse sentido, o Partido Progressista do Rio Grande do Sul marcou posição na última convenção nacional. Em discurso do presidente Celso Bernardi, firmamos nosso total apoio à Lava Jato, às medidas de combate à corrupção e ao fim do foro privilegiado. Defendemos ainda a reforma política, com a cláusula de desempenho, o voto distrital misto e o fim das coligações proporcionais.

 Somos contra o voto em lista fechada, que apenas tornaria o sistema mais viciado – ao aumentar a distância entre representantes e representados e reforçar o poder dos donos dos partidos. Ora, a sensatez nos indica exatamente o caminho oposto. Se a conexão da população com os eleitos já está por um fio, imaginem como ficaria quando os votos forem em uma sigla, e não em uma pessoa. Estudos da Universidade de Yale mostram que esse sistema é o que registra, pelo mundo afora, os mais altos níveis de corrupção.

 Fazer política não deve ser motivo de vergonha. Aqueles que a envergonham é que precisam ser repelidos, respondendo aos rigores da lei, seja qual for sua bandeira. Não podemos ter corruptos de estimação: a régua moral que mede os outros deve também medir os nossos, sem exceções. A hecatombe que vivemos hoje no país tem de servir como oportunidade para uma grande depuração. Em vez do desânimo, tenhamos iniciativa e coragem de mudar. A hora de agir é agora.

 

* Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30