ARTIGO
Dias melhores para o trabalhador
Sérgio Turra* | PP - 11:30 - 03/05/2017

Mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Empresas fecham as portas, e novas não são abertas em razão do difícil momento econômico que atravessamos. Por tudo isso, infelizmente, houve muito pouco o que se comemorar no Dia do Trabalhador deste ano. 

O sistema brasileiro joga contra quem quer empreender. A burocracia atrapalha o cotidiano do empresário – de grande, médio ou pequeno porte, do campo ou da cidade. E a carga de impostos assola a capacidade de expansão das organizações. Muitas boas ideias são vencidas pelo emaranhado de adversidades do nosso país. 

Precisamos dar vazão às evidências que já deram certo no mundo todo, e de rejeitar as que deram errado. As nações mais desenvolvidas são aquelas em que as pessoas são mais livres para empreender, crescer, avançar, gerar emprego e renda. Inclusão econômica e social não se faz com um toque de mágica do governo, mas a partir da iniciativa das pessoas.

 Nesse sentido, uma luz no fim do túnel começa a aparecer por aqui. Ainda que de forma tímida, as bases para a retomada do desenvolvimento estão sendo erguidas. Os números da economia mostram que o cenário está melhorando. A inflação, que atingiu 10,67% em 2015, caiu no último ano para 6,29%, dentro da meta do Banco Central. A taxa de juros está em ritmo de queda. O câmbio está sob controle. E a indústria, depois de três anos de recuos, voltou a crescer no começo de 2017. 

De Brasília, outras boas perspectivas têm surgido. Medidas estão sendo propostas para modernizar as relações de trabalho no país, preservando direitos fundamentais e trazendo segurança jurídica e estímulo aos empreendedores. A Reforma da Previdência está sendo amplamente discutida — e acredito que conseguiremos uma solução que assegure a sustentabilidade do sistema sem prejudicar quem contribuiu por toda uma vida. 

Gradualmente, depois de muitos tropeços, estamos voltando aos eixos. Ainda há uma longa estrada a percorrer até que o país reencontre o caminho do crescimento. Enquanto isso, temos de fazer a nossa parte e seguir em frente, com obstinação e muito trabalho. Já enfrentamos muitas crises e vamos superar mais essa. Dias melhores estão vindo.

* Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30