ARTIGO
Dias melhores para o trabalhador
Sérgio Turra* | PP - 11:30 - 03/05/2017

Mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Empresas fecham as portas, e novas não são abertas em razão do difícil momento econômico que atravessamos. Por tudo isso, infelizmente, houve muito pouco o que se comemorar no Dia do Trabalhador deste ano. 

O sistema brasileiro joga contra quem quer empreender. A burocracia atrapalha o cotidiano do empresário – de grande, médio ou pequeno porte, do campo ou da cidade. E a carga de impostos assola a capacidade de expansão das organizações. Muitas boas ideias são vencidas pelo emaranhado de adversidades do nosso país. 

Precisamos dar vazão às evidências que já deram certo no mundo todo, e de rejeitar as que deram errado. As nações mais desenvolvidas são aquelas em que as pessoas são mais livres para empreender, crescer, avançar, gerar emprego e renda. Inclusão econômica e social não se faz com um toque de mágica do governo, mas a partir da iniciativa das pessoas.

 Nesse sentido, uma luz no fim do túnel começa a aparecer por aqui. Ainda que de forma tímida, as bases para a retomada do desenvolvimento estão sendo erguidas. Os números da economia mostram que o cenário está melhorando. A inflação, que atingiu 10,67% em 2015, caiu no último ano para 6,29%, dentro da meta do Banco Central. A taxa de juros está em ritmo de queda. O câmbio está sob controle. E a indústria, depois de três anos de recuos, voltou a crescer no começo de 2017. 

De Brasília, outras boas perspectivas têm surgido. Medidas estão sendo propostas para modernizar as relações de trabalho no país, preservando direitos fundamentais e trazendo segurança jurídica e estímulo aos empreendedores. A Reforma da Previdência está sendo amplamente discutida — e acredito que conseguiremos uma solução que assegure a sustentabilidade do sistema sem prejudicar quem contribuiu por toda uma vida. 

Gradualmente, depois de muitos tropeços, estamos voltando aos eixos. Ainda há uma longa estrada a percorrer até que o país reencontre o caminho do crescimento. Enquanto isso, temos de fazer a nossa parte e seguir em frente, com obstinação e muito trabalho. Já enfrentamos muitas crises e vamos superar mais essa. Dias melhores estão vindo.

* Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30