AGENDA
Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:30 - 09/05/2017

Comissões

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. Às 10h, em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), promove audiência pública sobre “O uso e o tombamento do Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, tendo em vista o despejo dos grupos de teatro do local e a interdição do mesmo”, por proposição da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB).

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. Às 9h30, promove audiência pública sobre o Sistema Online de Licenciamento Ambiental, por solicitação da deputada Any Ortiz (PPS).

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Às 10h, realiza audiência pública sobre a importância do tratamento penal. A proposição é da deputada Miriam Marroni (PT) e da Associação dos Técnicos Superiores Penitenciários (Apropens).

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Enio Bacci (PDT), realiza reunião ordinária às 11 horas, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.

Semana do Uso Racional de Medicamentos

Das 9h às 17h, no hall de entrada do Palácio Farroupilha, o Conselho Regional de Farmácia, com apoio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, promove prestação de serviços farmacêuticos para marcar a Semana do Uso Racional de Medicamentos. Haverá verificação de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de esclarecimentos à população a respeito dos riscos da automedicação, dos efeitos da interação medicamentosa e de cuidados gerais que devem ser observados durante o processo de uso de medicamentos, visando reduzir o alto nível de intoxicações que existe no Brasil.

Mostra Gaúcha de Curtas

Às 10h30, na sala da Presidência, será assinado o Termo de Acordo de Mútua Colaboração entre o Parlamento gaúcho, a Prefeitura de Gramado e a Gramadotur, para a promoção do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema destinado à Mostra Gaúcha de Curtas. A exibição dos curtas selecionados ocorre, em 19 e 20 de agosto, no Palácio dos Festivais, durante a programação da 45º edição do Festival de Cinema de Gramado.

Sessão Plenária

Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Ciro Simoni (PDT), que irá homenagear o centenário do Lions Clubs Internacional.

Exposições

Até 12 de maio, o hall de entrada do Palácio Farroupilha abriga a mostra que integra o projeto "Mulher Popular Brasileira". O projeto já originou duas apresentações artísticas da cantora Lila Borges, sendo uma, em abril, no Sarau do Solar da ALRS. Na exposição, são exibidas peças desenvolvidas para a cenografia, os figurinos, os instrumentos usados nos shows e uma produção audiovisual que reforça a mensagem do espetáculo: a música brasileira tem uma importante contribuição vinda das mulheres que lutaram para produzir música, enfrentaram a discriminação e imprimiram sua marca na história. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Até 31 de maio, ocorre a exposição “O Fio da Navalha/Trabalhadores”, do fotógrafo Jorge Aguiar, na sala J.B. Scalco, do Solar dos Câmara. A exposição apresenta fotografias e crachás de rostos descoloridos de recicladores de lixo, abordando problemas graves como falta de emprego, violência e discriminação que atingem parte dos trabalhadores brasileiros. A visitação, gratuita, poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Prêmios

Estão abertas, até 30 de maio, as inscrições para o Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Instituído pela Assembleia Legislativa em 2004, ele tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários. As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa sob a forma de separata, com previsão de lançamento e distribuição gratuita no estande da instituição, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. As inscrições devem ser efetuadas enviando poesias para a caixa postal eletrônica lila.ripoll@al.rs.gov.br, e o regulamento do concurso pode ser consultado em http://www2.al.rs.gov.br/premios/. Mais informações pelos telefones: (51) 3210-1118 e 3210-1112.

Até 30 de junho estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio Gestor Público, que dará destaque para a área de segurança pública. O lema que norteia a temática é “Prefeitura atuante, comunidade segura”. Além de projetos municipais com foco no destaque da edição, que concorrem ao troféu Prêmio Gestor Público Especial, também podem ser inscritos projetos de outras funções de governo. O prêmio é realizado numa parceria entre a ALRS, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado RS (Sindifisco RS) e a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec). As inscrições podem ser feitas em www.premiogestorpublico.org.br.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30