ARTIGO
Mobilização pela duplicação da BR 116 evita contingenciamentos no orçamento do DNIT
Zé Nunes* | PT - 14:16 - 09/05/2017

A declaração do superintendente do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, ao programa Atualidade da Rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira, dia 2 de maio, é, sem sombra de dúvidas, uma conquista da mobilização em defesa da conclusão da duplicação da BR 116. O Ministério do Planejamento determinou que até o dia 30 de abril último o DNIT apresentasse uma relação de cortes do seu orçamento de obras em todo país no montante de R$ 3 bilhões. A mobilização continuada, nosso trabalho na Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa, o envolvimento de prefeitos, empresários, associações de municípios, órgãos da administração pública federal e estadual, entidades da sociedade civil, segundo afirmação do ministro Maurício Quintella, preservou o orçamento para a duplicação da BR 116 deste lamentável contingenciamento, o que considero uma importante vitória.

Em nossas agendas de trabalho em Brasília no dia 26 de abril, obtivemos a confirmação do secretário nacional de Gestão dos Programas do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, de sua visita técnica às obras de duplicação nos dias 8 e 9 de maio para realização de uma inspeção in loco de todo o trecho da rodovia entre Guaíba e Pelotas no esforço que estamos realizando para que, a partir de junho, quando o Ministério inicia a avaliação do andamento de cada obra no primeiro semestre deste ano, possamos disputar com outras regiões do país a realocação de recursos para ampliar a disponibilidade orçamentária para a conclusão da duplicação da BR 116.

Paralelamente a este conjunto de inciativas políticas e institucionais que tem produzido resultados concretos, estamos coletando adesões ao abaixo assinado pela conclusão da duplicação desta importante rodovia. Na internet, as assinaturas podem ser realizadas através do site da AVAAZ disponível em http://migre.me/wfzdw e também estamos realizando atividades presenciais para despertar a cidadania de toda a Metade Sul em torno deste documento. Ele será de suma importância quando estivermos discutindo com o Ministério dos Transportes a necessidade de inclusão de mais recursos para a referida obra. Nossos esforços devem ser corroborados por centenas de milhares de assinaturas. Já visitamos os municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Tapes, Canguçu e Rio Grande. Nosso intuito é visitar todas as cidades e buscar cada vez mais o apoio de administrações e entidades que, assim como a prefeitura de Camaquã e o Centro das Indústrias de Pelotas, possam buscar mais adesões ao abaixo-assinado de forma ininterrupta.

Concluo afirmando que todo este processo tem sido fundamental para alterar uma cultura tradicional de fragmentação na movimentação política de nossa região, substituindo esta histórica característica pela unidade e coesão que ampliam a nossa força de intervenção no cenário nacional. A continuidade deste processo também será decisiva para a indicação de uma emenda impositiva da bancada gaúcha no Congresso Nacional ao Orçamento Geral da União de 2018. Todos juntos atuando em cooperação somos mais fortes. Mãos à obra, vamos fazer da conclusão da duplicação da BR 116 uma realidade.

*Deputado estadual (PT), coordenador da Frente Parlamentar pela Conclusão da Duplicação da BR116
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30