ARTIGO
Sim ao futuro do Rio Grande
Sérgio Turra* | PP - 15:24 - 01/06/2017

Vivemos tempos difíceis. Tempos que trazem uma sensação de desesperança, como se o estado das coisas fosse imutável e a nossa ação individual, incapaz de mudar a realidade. Não reconhecemos nossa capacidade de construir novos caminhos – muitas vezes, preferindo culpar adversários e esperando que as mudanças venham pela boa vontade alheia.

É o caso do Rio Grande do Sul dos últimos anos. Por muito tempo, ficamos conformados com o aprofundamento da crise, como se não houvesse solução. Mas existem saídas. E, nos próximos meses, teremos a oportunidade de dar um passo importante para transformar essa realidade. O Governo do Estado acaba de enviar à Assembleia Legislativa uma proposta de plebiscito para privatizar ou federalizar a CEEE, a Sulgás e a CRM. A consulta pública pode ocorrer ainda esse ano.

Quando formos às urnas, devemos ter em mente o Rio Grande que queremos para as próximas gerações. Ou seja: um Estado mais moderno e que atenda as prioridades de nossa gente. É insustentável que sigamos custeando estruturas caras e deficitárias, enquanto somos incapazes de ofertar serviços minimamente adequados de segurança, saúde e educação para os gaúchos.

Basta de empurrarmos a responsabilidade para o outro, de nos resignarmos com a realidade. Chega de ficarmos presos ao passado e a teorias ultrapassadas de minorias barulhentas, mobilizadas apenas para assegurar seus interesses, em detrimento de toda a sociedade. Está em nossas mãos a chance de participarmos da construção do Estado que queremos, de forma transparente e democrática.

Precisamos nos unir, superando bandeiras ideológicas e colocando em primeiro lugar o nosso futuro. Temos de ter atitude para retomar as rédeas de nosso próprio destino. Na Revolução Farroupilha, tivemos a coragem de defender nossos ideais e lutar por dias melhores. É esse espírito que precisamos resgatar.

Podemos ser novamente um modelo para o país. Um exemplo de sociedade que olha para frente, rompendo com velhos discursos e optando pelo caminho do desenvolvimento e da gestão eficiente. Já disse Ronald Reagan: “Se não nós, quem? Se não agora, quando?”. Esta é a nossa hora. Sim ao futuro do Rio Grande!

*Deputado estadual (PP)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30