ARTIGO
Banrisul, Corsan e Procergs na mira das privatizações
Zé Nunes* | PT - 16:05 - 14/06/2017

Confirmando o que temos dito há algum tempo, o governo do estado e sua base aliada na Assembleia pretendem incluir o Banrisul, a Corsan e a Procergs nos planos de privatizações de empresas públicas gaúchas. Na terça-feira, dia 13 de junho, o deputado Marcel Van Hatten, do PP, partido de sustentação do governo Sartori, protocolou emenda ao decreto legislativo 3/2017 incluindo as três instituições no projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a venda da CEEE, CRM e Sulgás.

Embora negasse, o governo sempre teve esta intenção, porque está no seu DNA, na sua natureza, vender patrimônio público, transferir riquezas do povo gaúcho para a iniciativa privada. Este é o desmonte do Estado a que temos assistido desde que Sartori tomou posse no Palácio Piratini.

Por isso, em março deste ano instalamos a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público. O banco é a joia mais preciosa da coroa, porque dá lucro e está presente em 98,5% do território estadual. Imaginem o interesse de outros bancos por este patrimônio e capilaridade nos municípios? Desde então, temos resistido e organizado a sociedade para impedir o enorme erro que seria entregar para o sistema financeiro privado o banco que financia a agricultura familiar, as micro e pequenas empresas, os servidores públicos que precisam realizar empréstimos para enfrentar o parcelamento de seus salários. E sempre é necessário lembrar que a água é um bem público.

Mais uma vez, o governo age sinuosamente, sem assumir suas reais intenções. Estamos atentos e promovendo um conjunto de audiências públicas regionais para provocar este debate com a comunidade, um hábito- o debate- que o governo Sartori não cultiva.  Vamos resistir. O Banrisul é nosso!

*Deputado estadual (PT)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30