ARTIGO
O legado da CPI das Próteses
Missionário Volnei* | PR - 15:45 - 16/06/2017

No primeiro ano de meu mandato nesta casa, em 2015, fui presidente da CPI das Próteses e Medicamentos. A comissão investigou a atuação da chamada “máfia das próteses”. Médicos que realizavam cirurgias, normalmente de coluna, que eram desnecessárias e superfaturadas em até 700 %. Na conclusão dos trabalhos, a Comissão encaminhou uma série de recomendações e pediu o indiciamento de vários profissionais.

 Vejo agora que o trabalho da nossa comissão continua surtindo efeito e provocando mudanças importantes. O Tribunal de Justiça recebeu, nesta semana, denúncia contra mais quatro médicos que foram ouvidos e investigados pela CPI da assembleia. Antonio Carlos Sábio Júnior, Henrique Alves Cruz, Marcelo Leal Tafas e Alfredo Sanchis Gritsch foram denunciados por organização criminosa e estelionato, passando à condição de réus em processo criminal.

 Durante o nosso trabalho, milhares de vítimas foram identificadas pela Comissão. São histórias dramáticas reveladas pela CPI. Além dos médicos, participavam do esquema empresas que negociavam as próteses e advogados. Dezenas de pessoas envolvidas foram ouvidas e, a partir deste trabalho, muita coisa mudou.

 Com as informações repassadas pela CPI, e divulgadas nos principais veículos de comunicação do estado e do país, esta máfia passou a ser enfrentada. As pessoas também passaram a se proteger melhor contra os golpes destes profissionais. Com a decisão do nosso Tribunal de Justiça, podemos afirmar que a CPI das Próteses não terminou em pizza. Pelo contrário, trouxe grandes avanços, o que reconheço como uma vitória deste parlamento, da justiça e da sociedade gaúcha.

* Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30