ARTIGO
A importância participação popular no Parlamento gaúcho
Juliano Roso | PC do B - 10:39 - 18/07/2017
Recentemente protocolei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que prevê a participação da sociedade no cotidiano do Parlamento. Nossa intenção é que, pela internet, qualquer pessoa possa opinar e avaliar sobre qualquer proposição parlamentar. A intenção é aproveitar a democratização da informação e do acesso proporcionado pela internet para estreitar a relação Estado x cidadão. A distância outrora imposta por limites físicos e, muitas vezes, sociais, agora ficará limitada apenas ao teclado do computador.
 
Com uma ferramenta ativa e acessível de participação popular teremos, sem dúvida, um Legislativo mais democrático e plural. Além disso, o Parlamento vai proporcionar para toda sociedade uma oportunidade clara de aproximação com os seus anseios. E do outro lado, o cidadão, poderá emitir opinião sobre os temas e matérias propostas pelos deputados estaduais no parlamento. Obviamente que a participação ainda é simples, mas sem dúvida é um passo para qualificar a relação da Assembleia Legislativa com o Rio Grande. Assim como já ocorre em outros órgãos temos de acompanhar as mudanças do mundo e com elas desenhar uma sociedade melhor para todos.
 
Temos de nos apropriar das ferramentas proporcionadas pela tecnologia para facilitar a comunicação entre Estado e sociedade. Pois é justamente essa a essência da democracia: a participação ampla e irrestrita de toda sociedade.
 
*Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30