ARTIGO
A importância participação popular no Parlamento gaúcho
Juliano Roso | PC do B - 10:39 - 18/07/2017
Recentemente protocolei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que prevê a participação da sociedade no cotidiano do Parlamento. Nossa intenção é que, pela internet, qualquer pessoa possa opinar e avaliar sobre qualquer proposição parlamentar. A intenção é aproveitar a democratização da informação e do acesso proporcionado pela internet para estreitar a relação Estado x cidadão. A distância outrora imposta por limites físicos e, muitas vezes, sociais, agora ficará limitada apenas ao teclado do computador.
 
Com uma ferramenta ativa e acessível de participação popular teremos, sem dúvida, um Legislativo mais democrático e plural. Além disso, o Parlamento vai proporcionar para toda sociedade uma oportunidade clara de aproximação com os seus anseios. E do outro lado, o cidadão, poderá emitir opinião sobre os temas e matérias propostas pelos deputados estaduais no parlamento. Obviamente que a participação ainda é simples, mas sem dúvida é um passo para qualificar a relação da Assembleia Legislativa com o Rio Grande. Assim como já ocorre em outros órgãos temos de acompanhar as mudanças do mundo e com elas desenhar uma sociedade melhor para todos.
 
Temos de nos apropriar das ferramentas proporcionadas pela tecnologia para facilitar a comunicação entre Estado e sociedade. Pois é justamente essa a essência da democracia: a participação ampla e irrestrita de toda sociedade.
 
*Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30