SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Comissão lança cartilha em forma de gibi para abordar violência de gênero
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 13:34 - 01/09/2017 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Elaine Martins
Cartilha aborda temas como violência contra a mulher, machismo, mitos e preconceitos
Cartilha aborda temas como violência contra a mulher, machismo, mitos e preconceitos

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul lançaram, na manhã desta sexta-feira (1º) na Expointer, uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha. O material, que tem como alvo especialmente as escolas, foi elaborado na forma de gibi. Nas suas 20 páginas, aborda questões como violência física, psicológica, sexual, moral e econômica contra as mulheres, machismo e mitos e ideias preconceituosas disseminadas na sociedade sobre o tema.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Catarina Paladini (PSB), a cartilha é um instrumento para estimular a discussão nas escolas e comunidades, servindo de base para oficinas e construções educativas. “O texto aborda um problema sério de forma didática e atrativa. Esperamos que o material seja um impulsionador do combate ao machismo e a qualquer tipo de violência contra a mulher”, apontou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Salete Beatriz Roszkoswki, disse que a cartilha é uma ferramenta simples para abordar um problema complexo. “Optamos por elaborar um material lúdico e atrativo para ser usado no ambiente escolar. É uma maneira de estimular a sociedade a discutir um problema que atinge cada vez mais mulheres e meninas”, salientou.

Já a deputada Liziane Bayer (PSB) anunciou que a Secretaria de Mulheres da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale) irá trabalhar a questão da violência contra a mulher no meio rural.  “Como as propriedades rurais, muitas vezes, são longe umas das outras, as mulheres vítimas de violência, normalmente, não têm a quem pedir socorro, quanto mais acessar algum serviço assistencial”, ressaltou.

O  presidente da Unale, Luciano Nunes, deputado estadual do Piauí, afirmou que a entidade irá se somar aos esforços que já vêm sendo realizados no País para frear a violência doméstica.

Também participaram do lançamento os deputados Edson Brum (PMDB), Ronaldo Santini (PTB) e Ciro Simoni (PDT).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30