AGENDA
Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:20 - 14/09/2017
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza audiência pública para discutir a situação da segurança pública urbana e rural no município de Dom Pedro de Alcântara e municípios do entorno. O debate, proposto pelo presidente do órgão técnico, ocorre às 19h, no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Dom Pedro de Alcântara.

Fórum Democrático
O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional realiza seminário com o tema “A Educação no Desenvolvimento Regional” às 15h, no auditório do IFSUL – Campus Sapucaia do Sul.

II Seminário Nacional sobre Patrimônio Histórico - Dia 2
Segundo dia do II Seminário Nacional sobre Patrimônio Histórico, organizado pela Associação Victorino Fabião Pereira com apoio da Assembleia Legislativa. Confira a programação:

  • 9h30 - 1º Painel: Patrimônio do Legislativo Gaúcho: ações de preservação da memória patrimonial, documental e política do Estado / O acesso e difusão do Patrimônio Documental via Web e a Preservação das Digitalizações e do Patrimônio Documental Nato Digital
  • 10h45 - 2º Painel: Missões Jesuíticas – Importância Nacional/Relevância Mundial / Instrumentos Urbanísticos de Preservação Cultural
  • 14h - 3º Painel: Por uma historiografia da Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis no Brasil (1855-2008) / Adornos cerâmicos nas edificações do século XIX. Solar dos Câmara um estudo de caso.
  • 15h45 – Palestra: A importância do Turismo e o Patrimônio Histórico
  • 17h – Encerramento – Entrega de Certificados.

Exposições
Até 22 de setembro, na Sala JB Scalco abriga a exposição Pampianas Paisagens, do fotógrafo Otávio Teixeira. O conjunto de 10 fotografias em papel fotográfico em preto e branco integra o projeto Pampa Gaúcho, que lança um olhar sobre as belezas do Bioma Pampa. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30.

No saguão de entrada do Palácio Farroupilha, ocorre a exposição em homenagem a Piratini e a Barbosa Lessa. Estarão expostas fotos e documentos da primeira Capital Farroupilha, fotos e objetos de Barbosa Lessa, como a sua gaita ponto. A mostra integra a programação da Semana Farroupilha da ALRS.

Até 15 de setembro, no Vestíbulo Nobre, ocorre exposição fotográfica comemorativa aos 50 anos do Palácio Farroupilha. As imagens registram todo o processo de construção do edifício que sedia o Legislativo estadual, desde as tratativas iniciais em 1955 até a inauguração, em 20 de setembro de 1967. 

Até 22 de setembro, também no Vestíbulo Nobre, ocorre a exposição fotográfica 20 anos de Presídio Central, organizada pela Ajuis em parceria com o Memorial do Judiciário do RS. A exposição, que reúne fotos feitas pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska e imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, conduz o olhar dos visitantes pelas galerias e estruturas do prédio, mostrando a degradação do local ao longo das duas décadas de interdição.

Prêmio
Estão abertas, até 29 de setembro, as inscrições para o Prêmio Pioneiras da Ecologia, realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de reconhecer publicamente as pessoas e as instituições que se destacaram na realização de ações que contribuam para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. Na categoria Individual, os candidatos podem concorrer nas subcategorias Rural, Ativismo Político e Profissional. Já na categoria Institucional, as subcategorias são Organização Socioambiental ou Socioeconômica, Geração e Acesso ao Conhecimento e Cadeia Produtiva. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Comissão, ou pelo email csma@al.rs.gov.br.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30