ARTIGO
Grandes feitos, muito trabalho
Zé Nunes* | PT - 15:07 - 19/09/2017

Entre os dias 11 e 13 de setembro, a busca pela conclusão da duplicação da BR-116 obteve novos avanços. Os convictos de que grandes feitos são resultado de muito trabalho permanecem otimistas, porém vigilantes, pois a manutenção da coesão regional será decisiva. As diversas iniciativas reiteraram ao país que a conclusão da duplicação da BR-116 é urgente, pois se trata da mais importante obra de infraestrutura em curso no Rio Grande do Sul.

A vigilância é decorrente do grave momento político e institucional que atravessa o país: os limites do orçamento público, o cenário econômico recessivo que a sociedade convive e a lógica do ajuste fiscal, que impõe o instrumento do contingenciamento para a execução orçamentária. É o rentismo tornando a soberania nacional sua prisioneira.

Mas o ambiente entre os movimentos e líderes que labutam pela conclusão da duplicação da BR-116 é de que continuarão pressionando até a consecução do pleito. A possibilidade do remanejamento orçamentário ainda em 2017, na ordem de R$ 50 milhões, continua em análise pelos técnicos. E emenda impositiva de Bancada ao OGU 2018 está cada vez mais viva, apesar da derrota da proposta em 2017. Os ministérios do Planejamento e dos Transportes atuam sensibilizados e atentos às mobilizações que a região, com a participação de todos, está produzindo.

A faixa de rolamento disponível aos usuários da rodovia do viaduto do Turuçu, em breve, é motivo de grande comemoração, fruto do qualificado trabalho técnico do DNIT/RS que honra a melhor tradição do eficiente serviço público. Portanto, vamos continuar ativos na busca incansável de todos os apoios e comprometimentos necessários à conclusão da obra. As expectativas também inexistem, sendo que não se percebe nenhuma disposição de trabalho onde há incapacidade para superar a cultura de baixa unidade e a fragmentação que caracterizam o território. Vamos buscar envolver cada vez mais gente, documentar através do abaixo-assinado pela conclusão da rodovia que permanecerá aberto até o término da conclusão, na internet, através da petição pública do AVAAZ no endereço http://migre.me/wfzdw e presencialmente. Ajustando, escutando e produzindo concertação, compatibilizando todos os movimentos, vamos permanecer juntos pela conclusão da duplicação da BR - 116.

*Deputado estadual (PT)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30