ARTIGO
A nova Revolução Farroupilha
Sérgio Turra* | PP - 16:31 - 19/09/2017

A Semana Farroupilha é um bom momento para refletirmos sobre o nosso presente e, principalmente, sobre o nosso futuro.

Passados quase dois séculos, não estamos em situação parecida com a de nossos antepassados? Afinal, ainda lutamos contra a centralização de poder no governo federal. De um lado, temos estados e municípios espremidos num formato que não condiz com uma verdadeira Federação. De outro, uma União hipertrofiada, que dita as regras como se ocupasse um trono imperial.

Por causa dessa distorção, os governos gaúchos deste início de século vivem como esmoleiros, de chapéu na mão, sem recursos para investir em saúde, segurança, educação, ou mesmo pagar seus servidores em dia.

A situação dos municípios é tão ou mais grave que a do Estado. De cada R$ 100 de tributos gerados por nossos municípios, apenas R$ 18 retornam paras as comunidades. Como numa transfusão de sangue às avessas, transfere-se energia vital do “corpo” enfraquecido de nossos municípios para o obeso “banco de sangue” da União. Pior: cada vez que a gastança federal extrapola as metas estabelecidas pelos governos do Planalto, somos penalizados com novos impostos.                                                                         

Por muito menos fomos à guerra contra o Império!

Parece que, outra vez, somos empurrados para o confronto. Mas, agora, em vez de lanças e mosquetes, nossas armas serão a lei, a união e a busca de justiça. Para além do “grenalismo” que nos paralisa, precisamos nos unir em torno de um projeto comum: o resgate da dignidade do Rio Grande.

Honremos o sangue farrapo. Inspirados nos heróis farroupilhas, podemos fazer o Estado vencer esta ímpia e injusta guerra – que é, na verdade, a favor do Brasil. Vamos começar pela construção de um Pacto Federativo que devolva autonomia a estados e municípios. E levar adiante a Operação Lava Jato. Independentemente de partidos, que os sanguessugas da Nação sejam julgados e punidos. 

Gaúchos e gaúchas de todas as querências: comemoremos o 20 de Setembro com orgulho, mas cientes de ainda temos pela frente muitas “revoluções” para devolvermos ao Rio Grande o seu protagonismo na vida brasileira.

*Deputado estadual (PP)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30