ARTIGO
Semana da Doação de Órgãos
Adilson Troca* | PSDB - 10:27 - 27/09/2017

Enquanto você lê este texto existem 32.956 brasileiros adultos e 887 crianças na fila de espera por um transplante. Destes, 1.109 pacientes adultos e 35 crianças são gaúchos. Estes números foram divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, atualizados até o fim de junho.

 Porém, o que quero que transpasse nessas linhas de texto vai muito além das estatísticas. São indivíduos. Pessoas cujo futuro depende de uma decisão de terceiros. A decisão de doar órgãos.

A saúde e a vida destes pacientes passam pela solidariedade de quem escolhe ser doador de órgãos.  Pela Lei Brasileira não adianta deixar nada por escrito, registrado ou documentado. O que vale mesmo é a decisão da família. Por isso é fundamental dialogar em casa sobre sua vontade de ser doador.

Em 27 de setembro celebra-se o dia do Doador de Órgãos, uma causa simbolizada pela cor verde em referência a esperança. Esta palavra define com precisão o sentimento de que vivencia a angústia da espera por um transplante.

Em meio a tantos problemas no setor público, a questão dos transplantes ainda é uma das mais bem resolvidas. Os sistema funciona, é organizado, tem recursos e profissionais extremamente qualificados. O desafio está em ampliar o número de famílias que aceitem doar.

 O RS chegou a 25,5 doadores por milhão de pessoas, bem acima da média nacional de 16,2. Ainda assim podemos evoluir muito se ampliarmos a conscientização sobre a importância de ser doador, afinal 44% das famílias negam a doação.

Há vários fatores que compõe esta decisão, mas sem dúvidas com mais diálogo e informação podemos aumentar o número de doações e salvar vidas.  Como me disse o Dr. Valter Duro Garcia, referência em transplantes, é mais fácil uma pessoa precisar de um órgão do que ter a oportunidade de ser doadora.

Que este Setembro Verde sirva de oportunidade para todos conversarmos mais sobre doação de órgãos. Que a esperança vença os preconceitos e a vida seja amparada pela ação e iniciativa de cada um. Eu sou doador de órgãos. E você?

*Deputado estadual, presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30