ARTIGO
Semana da Doação de Órgãos
Adilson Troca* | PSDB - 10:27 - 27/09/2017

Enquanto você lê este texto existem 32.956 brasileiros adultos e 887 crianças na fila de espera por um transplante. Destes, 1.109 pacientes adultos e 35 crianças são gaúchos. Estes números foram divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, atualizados até o fim de junho.

 Porém, o que quero que transpasse nessas linhas de texto vai muito além das estatísticas. São indivíduos. Pessoas cujo futuro depende de uma decisão de terceiros. A decisão de doar órgãos.

A saúde e a vida destes pacientes passam pela solidariedade de quem escolhe ser doador de órgãos.  Pela Lei Brasileira não adianta deixar nada por escrito, registrado ou documentado. O que vale mesmo é a decisão da família. Por isso é fundamental dialogar em casa sobre sua vontade de ser doador.

Em 27 de setembro celebra-se o dia do Doador de Órgãos, uma causa simbolizada pela cor verde em referência a esperança. Esta palavra define com precisão o sentimento de que vivencia a angústia da espera por um transplante.

Em meio a tantos problemas no setor público, a questão dos transplantes ainda é uma das mais bem resolvidas. Os sistema funciona, é organizado, tem recursos e profissionais extremamente qualificados. O desafio está em ampliar o número de famílias que aceitem doar.

 O RS chegou a 25,5 doadores por milhão de pessoas, bem acima da média nacional de 16,2. Ainda assim podemos evoluir muito se ampliarmos a conscientização sobre a importância de ser doador, afinal 44% das famílias negam a doação.

Há vários fatores que compõe esta decisão, mas sem dúvidas com mais diálogo e informação podemos aumentar o número de doações e salvar vidas.  Como me disse o Dr. Valter Duro Garcia, referência em transplantes, é mais fácil uma pessoa precisar de um órgão do que ter a oportunidade de ser doadora.

Que este Setembro Verde sirva de oportunidade para todos conversarmos mais sobre doação de órgãos. Que a esperança vença os preconceitos e a vida seja amparada pela ação e iniciativa de cada um. Eu sou doador de órgãos. E você?

*Deputado estadual, presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30