ARTIGO
Olhar atento aos animais
Gabriel Souza* | MDB - 09:39 - 04/10/2017

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada em 1978 pela Unesco, foi o primeiro documento internacional a reconhecer que os animais têm direitos e devem ser respeitados e protegidos pelo homem. Apesar do texto estabelecer os princípios básicos que os países devem seguir ao elaborar suas leis, assegurar o bem-estar e combater o abandono e maus-tratos segue sendo uma luta diária e permanente.

Como deputado, garantir a dignidade e os direitos dos animais têm sido pauta constante do meu mandato. Entre as propostas de minha autoria que tramitam na Assembleia Legislativa, destaco as que se referem a uma das minhas maiores preocupações: o controle populacional de animais domésticos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que só no Brasil são cerca de 30 milhões de cães e gatos abandonados. Além disso, o IBGE estima que há mais de 74 milhões de cães e gatos de estimação no país.

Um dos projetos institui a Política Estadual de Controle Populacional de Animais Domésticos, estabelecendo ações de esterilização gratuita e universal, identificação por microchipagem, cadastro de registro, educação para guarda-responsável e programa de adoção consciente. O outro trata da regulamentação do uso do Castramóvel – unidade móvel de castração de cães e gatos -, que tem a vantagem de ir até o local onde há mais animais em situação de rua.

O projeto Escola Amiga dos Animais, a consolidação da legislação relativa à Proteção aos Animais e a Política Estadual de Controle da Leishmaniose também são propostas de minha autoria e que seguem em tramitação na Casa.

Hoje, no Dia Mundial dos Animais, chamo a atenção para a importância de ações integradas entre o poder público, as entidades não-governamentais, o setor privado e a sociedade civil para a efetiva garantia dos direitos e do respeito à vida. A nossa luta é por eles, que apesar de não terem voz, são seres sencientes - capazes de sentir, receber e reagir a um estímulo de forma consciente.

*Deputado estadual (PMDB) e médico veterinário

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30