COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Quarenta e sete trabalhos disputam a 5ª Edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2017
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 10:43 - 18/10/2017 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Guerreiro
O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Altemir Tortelli (PT), divulgou hoje (18) a relação dos trabalhos inscritos para a 5ª Edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia/2017. Das 47 inscrições vindas de diversos municípios, a comissão de avaliação indicará os vencedores, cuja premiação será realizada dia 6 de dezembro.
 
O Prêmio Pioneiras da Ecologia está dividido em duas categorias, individual e institucional. Na categoria individual, dois trabalhos abordam o meio rural; três estão direcionados para o ativismo político; e nove estão classificados como profissionais, com temas que tratam da educação ambiental e reciclagem, agroecologia e experiências com insetos, entre outras abordagens. Na categoria institucional, a Cadeia Produtiva ou Socioeconômica registrou sete inscrições; a Organização Socioambiental alcançou 12 inscritos; e a Geração e Acesso ao Conhecimento tem 14 produções registradas, a maioria delas encaminhadas por escolas estaduais.
 
Até o dia 22 a Comissão de Avaliação, composta pelos deputados Ciro Simoni (PDT), Silvana Covatti (PP) e Edson Brum (PMDB), anunciam os vencedores da 5ª Edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia. A entrega da premiação está prevista para o dia 6 de dezembro, na Assembleia Legislativa.
 
Dia do Médico
Sem quórum para a votação da Ordem do Dia, em Assuntos Gerais, o deputado Pedro Pereira (PSDB) destacou o Dia do Médico, que é comemorado em 18 de outubro, lamentando que a data não dê motivos para comemoração, apenas “tristeza por estarmos no fundo do poço”, referindo-se à crise que atinge os hospitais regionais e pequenas unidades nos municípios, muitas fechadas pela falta de repasse de recursos públicos. Em Canguçu, sua base eleitoral, o hospital acumula um rombo de R$ 30 milhões, situação que se repete em outras localidades. Ao lado da ineficiência do SUS, disse Pereira, que é médico, também o IPE registra quatro ou cinco anos sem reajustar os profissionais da saúde, que em sua maioria estão se descredenciando do instituto. Na mesma linha, o deputado Valdeci Oliveira (PT) lamentou que Santa Maria, referência regional em saúde, esteja à beira de um colapso, com o Hospital Universitário superlotado e o Hospital Regional, inaugurado há um ano, fechado e sem previsão de liberar os 248 leitos à população. Valdeci voltou a cobrar respostas do governo aos pedidos de informação sobre o Plano Operativo que custou R$ 5,9 milhões. Também referiu decisão do Conselho Federal de Medicina que desautoriza alguns serviços prestados atualmente pelas equipes de enfermagem. Além dos deputados Pedro Pereira e Ciro Simoni (PDT), que são médicos e titulares da Comissão, na Assembleia outros dois deputados exercem a profissão, Pedro Westphalen (PP), que é secretário dos Transportes e Mobilidade; e João Reinelli (PV).
 
Participaram da reunião os deputados Altemir Tortelli (PT), presidente; Valdeci Oliveira (PT), vice-presidente; Tarcísio Zimmermann (PT); Ciro Simoni (PDT); Pedro Pereira (PSDB); e Sérgio Peres (PRB).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Saúde e Meio Ambiente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30