AGENDA
Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
Marinella Peruzzo* - MTE 8764 | Agência de Notícias - 17:30 - 24/10/2017
Comissões
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, seguida de audiência pública às 10h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar, para debater “A situação dos adolescentes em conflito com a lei no Rio Grande do Sul”. A audiência foi proposta pelos deputados Jeferson Fernandes (PT), Miriam Marroni (PT) e Pedro Ruas (PSol), em conjunto com a Pastoral do Menor. A audiência será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e pelo facebook.

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza reunião ordinária às 9h. No período de Assuntos Gerais, ocorre debate sobre o câncer de mama, dentro da Programação do Outubro Rosa, no Espaço da Convergência Adão Pretto, no térreo, proposto pelos deputados Edu Olivera (PSD) e Liziane Bayer (PSB). O debate tem como convidados Nelma Gallo, da Liga Feminina do Câncer, Maira Caleffi, mastologista do Femama e Hospital Moinhos de Vento, Beatriz Mozer, do Imama, deputado Ciro Simoni, médico, e o secretário da Saúde, João Gabbardo.

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

A Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Enio Bacci (PDT), realiza reunião ordinária às 11h, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.

A Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), realiza reunião ordinária às 11h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

A Comissão Especial de Revisão Legal, presidida pelo deputado Marcel van Hattem (PP), realiza audiência pública às 19h30, para identificar e discutir soluções para os entraves legais decorrentes da legislação extensa e intrusiva que atrapalha e burocratiza a vida do cidadão e do empreendedor gaúcho. O debate se dá no Auditório Bloco B da UCS-Universidade de Caxias do Sul, em Bento Gonçalves.

Frente Parlamentar
Às 8h15, no Salão Júlio de Castilhos, ocorre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Gaúcho. A proposição é da deputada Liziane Bayer (PSB). 

Presidência
Às 10h, no Salão Júlio de Castilhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), presta homenagem aos 50 anos da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul. Confira a agenda completa da Presidência.

Procuradoria da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher, coordenada pela deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), presta homenagem às estudantes medalhistas de ouro em Olimpíadas de Ciências Exatas às 11h15, no Memorial do Legislativo.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Adilson Troca (PSDB), com o tema “Doação de órgãos, uma causa que salva vidas”.

A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e pelo facebook.

Prêmio de Responsabilidade Social
As 10 organizações classificadas ao Tema Norteador do Prêmio de Responsabilidade Social, que em 2017 é Equidade de Gênero, deverão apresentar os seus projetos em seminário a ser realizado às 13h30, no Espaço de Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. A lista dos classificados está disponível em PRS 2017.

Grandes Debates
A Assembleia Legislativa promove mais uma edição do Fórum dos Grandes Debates às 18h30, no Teatro Dante Barone, com o tema “A Política Externa e o Desenvolvimento”. O evento terá como palestrante o embaixador Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de 2003 a 2010. Com entrada gratuita, o debate é aberto ao público interessado. Antes, às 18h, o presidente Edegar Pretto (PT) concede entrevista coletiva, no Espaço da Convergência, para falar do painel.

O evento será transmitido ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e pelo facebook.

Sarau do Solar
O Sarau do Solar recebe o grupo Zambaben, no Solar dos Câmara, às 18h30. O espetáculo, com entrada gratuita, reúne as composições autorais "Vou Morar na Lua", "Filosofia de Bamba" e "Flores na Favela". Formado pelos músicos Leandro Rosa (guitarra e voz), Wagner Vieira e Anderson Moreira (percussão) e Alan Reis (contrabaixo), o grupo está completando dez anos de carreira. Em maio deste ano, lançou seu primeiro CD autoral.

Exposições
A Sala JB Scalco da do Solar dos Câmara da ALRS recebe a exposição fotográfica "Guaíba, uma Cidade Poética", de Maris Strege. As imagens, acompanhadas por versos do poeta Mário Terres, apresentam um olhar sobre a cidade e podem ser apreciadas até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

O espaço de exposições situado em frente ao Recanto Gaúcho, no hall de entrada do Palácio Farroupilha, abriga exposição fotográfica sobre os 34 anos de fundação da Associação dos Funcionários Inativos da Assembleia Legislativa (AFIAL).

Outubro Rosa
De 16 a 27 de outubro, a Assembleia Legislativa está arrecadando lenços para mulheres com câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Caixas da campanha "Doe Lenços” foram colocadas na entrada do Palácio Farroupilha. A entrega das peças arrecadadas às entidades parceiras será nos dias 30 e 31 de outubro.

Prêmios
Estão abertas, de 25 de setembro a 30 de outubro, as inscrições para o Prêmio Zumbi dos Palmares. A distinção é concedida, anualmente, a entidades e ou personalidades que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra nas áreas cultural, política, social, esportiva e religiosa. O regulamento pode ser conferido no link http://www2.al.rs.gov.br/premios/ZumbidosPalmares/tabid/6435/Default.aspx.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30