ECONOMIA
Um polo carboquímico para o RS
Lucas Redecker* | PSDB - 17:22 - 27/10/2017 - Foto: Marcelo Bertani
Redecker: Polo Carboquímico é tão importante quanto Poló Petroquímico de Triunfo
Redecker: Polo Carboquímico é tão importante quanto Poló Petroquímico de Triunfo
Desprezado por décadas por causa do rótulo de poluidor, o carvão mineral gaúcho nunca recebeu investimentos proporcionais a grandiosidade de suas reservas no RS. Até recentemente! Pela primeira vez estamos muito próximos de implantar um complexo carboquímico em solo gaúcho. Os investimentos previstos são de US$ 4,4 bilhões, com capacidade de beneficiamento de 3,5 milhões de toneladas/ano e produção de 2 milhões de metros cúbicos de gás/dia. Um feito tão importante quanto o Polo Petroquímico, responsável por 95% da arrecadação de Triunfo e 3,5% do ICMS do Estado.

Essa é uma oportunidade única, pois acena com a possibilidade de devolver os empregos perdidos na extração e beneficiamento do carvão. Além do mais, a integração de toda a cadeia produtiva em solo gaúcho pode ser benéfica para a agricultura, um dos setores mais importantes da nossa economia. Hoje o Estado consome mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, grande parte deles importados. Fabricados aqui, vão diminuir os custos de produção e gerar mais crescimento, sem contar a produção de outros subprodutos, como combustíveis. O GNS (gás natural sintético), por exemplo, tem condições de suprir a oferta diária de gás natural do RS, hoje de 2 milhões de metros cúbicos/dia, mas com demanda reprimida e em expansão.

Convém destacar que o modelo de usina térmica poluente está superado. Tecnologias como a Ultra Super Crítica (USC), por exemplo, aumentam a eficiência do carvão e reduzem a emissão de poluentes. Conheci essa inovação na Alemanha e no Japão, por ocasião de visitas a investidores, e é isso que estamos buscando para o RS, um modelo de desenvolvimento econômico e social aliado ao cuidado com o meio ambiente.

Os exemplos de como o carvão pode ajudar o RS são inúmeros, mas o importante é deixar claro que não devemos virar as costas para essa riqueza, ainda mais quando batem à nossa porta as oportunidades. Temos a chance de criar o desenvolvimento que tanto almejamos, basta aproveitarmos a ocasião.

*Deputado estadual e ex-secretário de Minas e Energia do RS
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30