COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
Audiência discute medidas para crise no setor do leite
João Silvestre - MTE 9320 | PDT - 15:55 - 10/11/2017 - Foto: João Silvestre

Produtores e autoridades buscam ações contra o baixo preço do litro

Mobilizados pela Assembleia Legislativa, produtores de leite gaúchos que sofrem com o baixo preço pago pelo produto estiveram em grande número na audiência pública proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT) nesta sexta-feira, em Pinheirinho do vale, no Norte do Estado, debatendo soluções para a grave crise no setor leiteiro, que afeta milhares de famílias em centenas de municípios do Rio Grande do Sul.

Organizada através da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento gaúcho, a audiência possibilitou um completo diagnóstico da situação e encaminhou medidas a serem buscadas junto aos governos estadual e federal, como a estipulação de cotas para importação do leite uruguaio, a revogação da portaria que estimula a compra do produto no país vizinho e também que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquira o leite gaúcho para ser distribuído em programas sociais. “A baixa rentabilidade fez com que 20 mil famílias literalmente abandonassem a produção de leite no Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Isso é muito grave para um Estado como o nosso, onde a produção agropecuária é um dos sustentáculos da economia e motor do PIB gaúcho”, alerta o deputado Loureiro.

Durante a audiência, vídeos com relatos dramáticos de produtores atingidos pelo baixo preço que está sendo pago pelo litro de leite reforçaram a importância do debate. Prefeitos como Elton Tatto, de Pinheirinho do Vale, também expuseram as dificuldades que os municípios enfrentam a partir da crise no setor leiteiro. O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Preto (PT) e o presidente da Famurs, Salmo Dias, participaram da audiência, assim como representantes da Emater, Secretaria da Agricultura, Instituto Gaúcho do Leite (IGL), vereadores, prefeitos e a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30