CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Famílias ameaçadas de despejo pedem apoio da CCDH
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 11:30 - 22/11/2017 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Moradores da Ocupação Porto Novo, localizada nas proximidades do Porto Seco, na zona norte de Porto Alegre, estiveram na reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (22). Eles pediram o apoio dos parlamentares nas tratativas para adiar a data da reintegração de posse das habitações, que pertencem à Caixa Econômica Federal, prevista para ocorrer em 6 de dezembro. Organizados em cooperativa, os moradores estão buscando a compra de uma área. O presidente da cooperativa, Felipe Rodrigues, disse que já foi feita uma proposta e que aguardam, no momento, uma contraproposta.

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Jeferson Fernandes (PT), e demais parlamentares presentes na reunião se comprometeram em intermediar o diálogo dos moradores com as autoridades e órgãos envolvidos no caso. “Vamos informar o juiz da causa e pedir que ele tenha um pouco mais de paciência e admita pelo menos a possibilidade de as crianças concluírem o ano letivo, já que a ampla maioria estuda naquela região”, disse Jeferson. “São 394 famílias que vieram pedir socorro. Estão na iminência de serem despejadas de uma ocupação que dura aproximadamente um ano”, explicou.

Conforme o parlamentar, as famílias possuem uma organização social sólida, uma cooperativa habitacional, que quer espaço no processo para também dar sua opinião de para onde irão. “As autoridades têm que se dar conta de que quando elas tiram 394 famílias de um local, essas pessoas continuam vivendo”, disse. “É preciso uma política habitacional na qual elas possam ser inseridas e não simplesmente jogá-las na rua, como muitas vezes acompanhamos”.

Participaram da reunião ainda os deputados Manuela d Ávila (PCdoB), Miriam Marroni (PT), Missionário Volnei (PR), João Reinelli (PV) e Álvaro Boessio (PMDB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30