CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
CCDH e Ministério Público Federal estreitam parceria
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 10:39 - 29/11/2017 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Guerreiro

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) recebeu em sua reunião ordinária, na manhã desta quarta-feira (29), o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. A convite do presidente da comissão, deputado Jeferson Fernandes (PT), ele descreveu as atividades que desempenha e apresentou um breve histórico do órgão, desde a sua criação.

Conforme Freitas, até a Constituição Brasileira de 1988, o Ministério Público Federal atinha-se basicamente à repressão criminal. A partir da década de 80, porém, houve um grande debate para que a instituição se integrasse à área de direitos humanos.

Atribuições
Cabe à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão dialogar e interagir com órgãos de Estado, organismos nacionais e internacionais e representantes da sociedade civil, persuadindo os poderes públicos para a proteção e defesa de direitos constitucionais como a liberdade, igualdade, dignidade, saúde, educação, assistência social, acessibilidade, segurança pública, o direito à informação e à livre expressão.

Cada estado brasileiro possui uma Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que, segundo o procurador, também tem característica de órgão executor, isto é, pode entrar com ações, além de contar com outros instrumentos, como recomendações, audiências públicas e reuniões.

As deputadas Miriam Marroni (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB) saudaram a parceria com a instituição na busca de soluções para problemas graves no estado, como o déficit de moradia e a violência gerada pelo preconceito. Marcel van Hattem (PP) contou ter sido informado nesta manhã da participação do procurador e lhe solicitou mais dados sobre o seu currículo. Ainda estiveram na reunião os deputados João Reinelli (PV) e Luís Augusto Lara (PTB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30