COMISSÃO ESPECIAL
Instalada na AL a Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 13:16 - 29/11/2017 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Vinicius Reis
Foi instalada na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (29), a Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, proposta pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), que presidirá o órgão técnico. O parlamentar também é autor do projeto de Lei que cria o Cadastro Estadual da Obesidade Infantil nas escolas de ensino fundamental e médio do Estado. O deputado Adílson Troca (PSDB), 4º secretário da Mesa Diretora, representando o presidente Edegar Pretto (PT), deu posse aos integrantes da comissão.
 
Ao se manifestar, o deputado Maurício disse que, neste primeiro ato da comissão especial, “é preciso sublinhar a todos a gravidade da matéria com a qual trabalharão". Conforme ele, prognósticos mundiais apontam que o Brasil, nos próximos 10 anos, será o país com a maior concentração de obesos no mundo.
 
“Na maioria das vezes, são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica – de estudo, interpretação e produção – deveria ser a prevenção, muito em especial, da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou, salientando a inatividade neste campo como fator impulsionador de doenças.
 
“Há uma consciência quanto ao exagerado tempo gasto em tela, em frente ao computador, TV, smartfone e videogame. Sabemos que a insegurança da atividade física na rua e a vida corrida colaboram para isso, gerando tempo ocioso em casa e incremento do consumo calórico, contribuindo para o sobrepeso e obesidade, uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns na infância, com tendência de se prolongar até a vida adulta, tornando precoce o surgimento de outras doenças a ela associadas, tais como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes tipo 2, dentre outras”, afirmou Dziedricki.
 
Para ele, a Comissão permitirá a criação de políticas públicas afirmativas de prevenção. “Trará resultados propositivos para o Rio Grande. Vamos cuidar para que crianças e adolescentes tenham uma vida saudável na fase adulta”, destacou.
 
O cientista e profissional de Educação Física, Marcos Paulo Camboin, parabenizou o deputado Maurício por tratar do tema, possibilitando que o estudo científico e o conhecimento cheguem à população. "É importante que a Casa legisle sobre a matéria e que possamos, na sequência, contar com o apoio também do Executivo”, disse.
 
Integrante do grupo de estudos do Instituto de Cardiologia do RS que trata da obesidade infantil, o técnico observou que, “o mais triste é que doenças com as quais nos preocupávamos, em passado recente, atingiriam crianças e adolescentes só lá adiante, já fazem parte da atual realidade”, lamentou, informando que crianças com pouca idade (cinco anos) já apresentam diagnósticos de diabetes e hipertensão. “Infelizmente, a obesidade infantil adquiriu níveis de pandemia mundial, com indicadores de alerta”, advertiu.
 
Políticas públicas
Depois de instalada, a Comissão iniciará os trabalhos realizando audiências públicas na Capital e no interior para discutir políticas de combate ao aumento da obesidade infanto-juvenil com a sociedade.
 
Integram a comissão especial, de acordo com a indicação de suas respectivas bancadas, as deputadas e deputados Miriam Marroni e Valdeci Oliveira (PT), Tiago Simon e Vilmar Zanchin (PMDB), Ciro Simoni e Gerson Burmann (PDT), Sérgio Turra e Silvana Covatti (PP), Maurício Dziedricki (PTB), Zilá Breitenbach (PSDB), Liziane Bayer (PSB) e Bombeiro Bianchini (PPL).
 
Presentes à posse a deputada Miriam Marroni (PT) e os deputados Álvaro Boessio (PMDB), suplente, e Aloísio Classmann (PTB). Igualmente prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Cássio Trogildo (PTB), vereadores e especialistas em obesidade infanto-juvenil.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Instalação da Comissão Especial de combate à obesidade infanto-juvenil

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30