Comissão de Saúde e Meio Ambiente
Ativistas recebem troféu da 5ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 12:44 - 06/12/2017 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Vinicius Reis
Premiação aconteceu no salão Júlio de Castilhos da AL
Premiação aconteceu no salão Júlio de Castilhos da AL
As seis vencedoras da 5ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia receberam, ao final da manhã desta quarta-feira (6), a premiação, em solenidade no Salão Júlio de Castilhos da AL. As ativistas e as entidades receberam o troféu que presta reconhecimento a três pioneiras da ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner. Neste ano, disputaram a indicação ao Prêmio Pioneiras da Ecologia 47 projetos ambientalistas vinculados a 31 municípios.

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Altemir Tortelli (PT), acompanhado dos deputados Valdeci Oliveira (PT), que representou o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT); Adolfo Brito (PP), Miriam Marroni (PT) e Silvana Covatti (PP). Na abertura, o compositor Lupicínio Rodrigues Filho declamou a poesia A confissão, acompanhado por Hamilton Lima no violão. Familiares, amigos e parceiros de trabalho das premiadas lotaram o Salão Júlio de Castilhos.

Altemir Tortelli ressaltou o pioneirismo das mulheres que inspiram a premiação e afirmou que “a luta por elas travada continua como exemplo para um movimento que ainda não é de toda a sociedade”, especialmente nesta conjuntura de retrocessos sociais e também ambientais. Ele afirmou que a ecologia e o meio ambiente sustentável constituem “tema estratégico para as próximas gerações”. Valdeci Oliveira, pela presidência da Assembleia, alertou para a repercussão no meio ambiente das ações dos governos federal e estadual quando reduzem custos e fecham instituições consagradas ao estudo ambiental, como aconteceu com a Fundação Zoobotânica, “estão fragilizando todo um sistema”, afirmou.

O Prêmio Pioneiras da Ecologia foi instituído pelo Legislativo através da Resolução n° 3.096, de 30 de agosto de 2012, por iniciativa da ex-deputada Marisa Formolo (PT), como reconhecimento público às pessoas e instituições que atuam pelo desenvolvimento ambientalmente sustentável.

A premiação está dividida em duas categorias, individual e institucional. Na categoria individual, recebem distinção os projetos e experiências na área rural, ativismo político e profissional. Na categoria institucional, são premiadas as iniciativas de Organização socioambiental ou sócio-econômica; geração e acesso ao conhecimento; e cadeia produtiva.

Pioneiras da Ecologia em 2017
Na categoria individual, as três vencedoras foram a ativista da agroecologia Renilde Cembrani Raminelli, de Ibarama, pelo meio Rural, com trabalho sobre agroecologia; a professora adjunta da Universidade Federal da Campanha, URCAMP, Anabela Silveira de Oliveira Deble, de Dom Pedrito, pelo Ativismo Político, com o trabalho 1° Varal Fotográfico Belezas Naturais do Pampa; e a química industrial Marta Lopes Tocchetto, de Santa Maria, pela atuação Profissional, com o trabalho Educação Ambiental e Reciclagem.

Os trabalhos podem ser acessados nos seguintes endereços:

Renilde Cembrani Raminelli

https://www.facebook.com/profile.php?id=100013191007470

Anabela Silveira de Oliveira Deble

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773892D5

Marta Lopes Tocchetto

http://marta.tocchetto.com/

Na categoria institucional, a primeira colocação foi para o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), de Pelotas, pela Organização Socioambiental ou Socioeconômica, com o tema Comida Boa na Mesa. A segunda premiação, pela Geração e Acesso ao Conhecimento, recaiu para o Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Fundação Universidade de Passo Fundo. E na Cadeia Produtiva, a escolhida foi a Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul, de Pelotas, pela produção e comercialização de produtos agroecológicos.

Os trabalhos podem ser acessados nos seguintes endereços:

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Pelotas) http://www.capa.org.br/page/atuacao-pelotas/

Fundação Universidade de Passo Fundo – Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais – CCTAM/UPF

http://nexjor-sites.upf.br/boaspraticas/?tag=cctam

Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul/ARPA-Sul

https://pt-br.facebook.com/FeiraAgrecologicaArpasul/

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Prêmio Pioneiras da Ecologia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30