BALANÇO 2017
Comissão de Economia manteve foco no desenvolvimento e recuperação financeira do RS
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 08:30 - 10/01/2018 - Edição: Olga Arnt - MTE 14323 - Foto: Guerreiro

A construção de soluções coletivas, com foco na recuperação financeira e no desenvolvimento do Estado, foi a grande pauta que envolveu a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (CEDST) em 2017. Os debates acerca do Polo Naval em Rio Grande e da luta pela duplicação da BR 116 e de outros temas, como a crise enfrentada pelos produtores de leite e a implantação de freeshops em território brasileiro no RS, foram igualmente relevantes. O potencial turístico do RS foi um dos assuntos que também ocupou a atenção dos deputados.

Ao longo do ano, o colegiado realizou 36 reuniões ordinárias e 20 audiências públicas, das quais 11  aconteceram fora da sede do Parlamento gaúcho. Os integrantes da Comissão de Economia estiveram reunidos com as comunidades de Lajeado, Rio Grande, Santana do Livramento, Piratini, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo, Nova Prata e Santo Antônio da Patrulha.

Conforme o presidente da CEDST, deputado Adilson Troca (PSDB), neste ano aconteceram debates extremamente proveitosos. Ele acredita que em momentos de crise é preciso encontrar caminhos viáveis para o crescimento econômico. “Dentre as várias discussões, posso afirmar que os temas que tratam do turismo receberam a atenção que merece, com a realização de diversas audiências públicas e a sólida parceria com a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Nacional”, exemplificou

Subcomissão
O colegiado criou, ainda no primeiro semestre, uma subcomissão para tratar das Estradas Rurais no RS. O grupo foi formado pelos deputados Zé Nunes (proponente e relator), Marlon Santos (PDT) e João Fischer (PP).

Entre os temas debatidos nas audiências públicas estão a matriz produtiva do biodigestor; a duplicação e conclusão da BR 116; a implantação de Free Shops nas cidades da fronteira; a pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos e no litoral gaúcho (em conjunto com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo); Polo Naval do RS; potencial turístico da Costa Doce e Região Sul; sistema online de licenciamento ambiental; malha ferroviária do RS; matriz eólica e turismo em Santana do Livramento; Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite; turismo na região de Nova Prata; cenários e perspectivas do modelo cooperativista na Região Sul; impacto dos decretos sobre o fatiamento de produto animal; problemas do fornecimento de energia elétrica no município de Santo Antônio da Patrulha e região; prejuízos causados pelo comércio ilegal e os problemas da comercialização do tabaco na safra 2016/17.

Composição
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo é composta pela deputada Any Ortiz (PPS) e pelos deputados Adilson Troca (PSDB), presidente; Juvir Costella (PMDB), vice-presidente; Aloísio Classmann (PTB), Eduardo Loureiro (PDT), Edu Olivera (PSD), Ibsen Pinheiro (PMDB), João Fischer (PP), Marlon Santos (PDT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Sérgio Turra (PP) e Zé Nunes (PT).

Atribuições
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável tem como principais funções a apreciação de assuntos relacionados a indústria, comércio, turismo, desenvolvimento regional eu estadual. As reuniões ordinárias do colegiado acontecem às quartas-feiras, a partir das 9 horas, na sala Alberto Pasqualini, 4º andar do Palácio Farroupilha.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30