BALANÇO 2017
Parlamento gaúcho realizou sete edições do Fórum dos Grandes Debates em 2017
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 | Agência de Notícias - 08:30 - 05/01/2018 - Foto: Caco Argemi - ALRS
Eventos lotaram o Teatro Dante Barone ao longo do ano
Eventos lotaram o Teatro Dante Barone ao longo do ano
Em 2017, a Assembleia gaúcha realizou sete edições do Fórum dos Grandes Debates, reunindo mais de 4,8 mil pessoas. Igualdade de gênero, o papel do Estado e a alimentação saudável foram alguns dos temas discutidos ao longo do ano.

Questões de gênero inauguraram o Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa deste ano. Na primeira edição do evento de 2017, que ocorreu em 22 de maio, duas senadoras e uma deputada federal compartilharam suas experiências ao discutir o tema Mulheres no Poder – Os desafios nos espaços da política. As senadoras Constanza Moreira, da Frente Ampla do Uruguai, e Regina Souza, do PT do Piauí, dividiram a mesa com a deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB do Rio de Janeiro, para abordar os obstáculos enfrentados pelas mulheres no exercício do poder e a herança cultural que as mantêm fora dos espaços decisórios.

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos foi o palestrante da segunda edição do Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa, realizado em 1º de junho. Autor de dezenas de obras e premiado em diversos países, Boaventura falou sobre Democratizar a Democracia, um de seus conceitos mais difundidos no mundo.

Já em 9 de agosto, o tema foi O Papel do Estado e o Desenvolvimento do País. O encontro teve como palestrantes o senador Roberto Requião (PMDB/PR), o economista Márcio Pochmann e o médico e vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino.

A quarta edição foi realizada em 18 de setembro com o tema Educação no desenvolvimento regional. Na ocasião, a Assembleia Legislativa lançou a Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais do Rio Grande do Sul. O ato reuniu  reitores das 10 instituições públicas de ensino federal no RS, a bancada federal gaúcha e as bancadas estaduais, além de entidades de servidores e alunos, dos movimentos sociais e de 50 municípios representados.

Em 4 de outubro, o pesquisador francês Patrick Caron, a chef de cozinha Bela Gil e Frei Sérgio Göergen falaram sobre Agroecologia e alimentação saudável. Mesmo com abordagens diferentes, os debatedores chegaram à mesma conclusão: a agroecologia é uma alternativa possível para a crise da agricultura convencional, expressa nos malefícios causados ao meio ambiente e a saúde humana em decorrência da utilização intensiva de agrotóxicos nas lavouras.

A sexta edição do evento ocorreu em 18 de outubro, com o tema O Papel das Mulheres na Reforma Protestante. A atividade foi realizada em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil, integrando a agenda alusiva aos 500 Anos da Reforma Protestante. As palestrantes foram a secretária-executiva da Secretaria de Mulheres na Igreja e na Sociedade, da Federação Luterana Mundial (FLM), pastora doutora Elaine Neuenfeldt; a vice-presidente de comunicação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), jornalista Aline Koller; e a professora de Teologia Feminista e co-coordenadora do Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST, pastora doutora Márcia Blasi.

A última edição, em 25 de outubro, teve o embaixador Celso Amorim, que falou sobre A política externa e o desenvolvimento. O diplomata analisou a operação Lava Jato, criticou a política externa atual e condenou a postura do governo brasileiro em relação à crise na Venezuela. Ao analisar a imagem do Brasil no exterior, afirmou ainda que a mudança do conceito de trabalho escravo, promovida pelo governo Temer, representou um golpe para o País.

*Com informações de Olga Arnt, Celso Bender e Francis Maia

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30