SARAU DO SOLAR
Sarau especial celebra os 200 anos do Solar dos Câmara e 25 anos do projeto musical
Sheyla Scardoelli* - MTE 6727 | Agência de Notícias - 08:30 - 18/01/2018 - Foto: Caco Argemi - ALRS
Público lotou as cadeiras instaladas na esplanada
Público lotou as cadeiras instaladas na esplanada

Com bom público que aproveitou a temperatura amena do final de tarde de verão, o Sarau do Solar, projeto musical promovido pelo setor cultural da Assembleia Legislativa, comemorou seus 25 anos de existência e os 200 anos do Solar dos Câmara com um show especial em um palco montado na esplanada do Palácio Farroupilha, tendo como fundo o verde das árvores da Praça da Matriz.

O show reuniu artistas gaúchos que fazem parte da história do Sarau: Carlitos Magallanes, Adriana Deffenti, Ernesto Fagundes, Richard Serraria, Izmália Ibias e Nei Lisboa, representando a diversidade de ritmos e sonoridades que caracterizam o cenário musical do estado. Ao início de cada apresentação, os músicos lembraram suas participações no projeto e parabenizaram a continuidade da iniciativa. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), fez um breve discurso de abertura manifestando sua alegria em poder comemorar os 25 anos de um projeto bem-sucedido e que conquistou o carinho de um público fiel que acompanha as apresentações. “O público percebe que o projeto é bem cuidado, e se encanta com o talento de nossos artistas.” Antes de se despedir o deputado convidou o público a visitar o Parlamento gaúcho e desejou a todos um bom espetáculo.

A feira orgânica que acontece todas as quarta-feiras à tarde na entrada do Palácio Farroupilha teve seu horário de funcionamento estendido até às 21h para atender ao público que compareceu ao evento.

Sobre o Sarau e o Solar dos Câmara
O Projeto Sarau do Solar completa 25 anos com quase 800 apresentações musicais e um público de mais de 90 mil pessoas. Os Saraus são realizados na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, no seu Jardim ou no Teatro Dante Barone.

Praticamente todos artistas com atuação profissional no Rio Grande do Sul e representando os mais diversos gêneros musicais integram essa trajetória iniciada em 18 de janeiro de 1993. Nesta data foi feita uma encenação de época e um recital da pianista Olinda Allessandrini para inaugurar o Solar dos Câmara, reformado e transformado em espaço cultural para benefício da sociedade.

O projeto Sarau do Solar e o prédio do Solar dos Câmara constituem um símbolo da ação institucional da Assembleia Legislativa na área da cultura. O prédio do Solar dos Câmara, que pertence ao Parlamento gaúcho, está completando dois séculos e é considerado a edificação de uso residencial mais antiga de Porto Alegre, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1963.

Ao longos dos 25 anos de realização dos saraus, o edifício bicentenário se democratizou: de residência de nobres do período colonial tornou-se um espaço público de livre acesso à população, sediando atividades do Departamento de Cultura, da Escola do Legislativo e da Biblioteca Borges de Medeiros.

* Com informações do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30