MANDATO
Visibilidade do Salto do Yucumã garantida: ANA determina vazão mínima para Foz do Chapecó
Yngrid Lessa - MTE 17.606 | PDT - 17:11 - 23/01/2018 - Foto: Divulgação
Depois de grande mobilização para alertar as autoridades sobre os problemas no Salto do Yucumã, inclusive com a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa promovida pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) há dois anos, as primeiras medidas para contornar a situação começam a ser efetivadas.
 
De acordo com a resolução nº.4 da Agência Nacional de Águas (ANA), em períodos de baixas vazões de afluentes ao reservatório da Hidrelétrica Foz do Chapecó, a descarga do mesmo deverá ser mantida igual ou inferior a 1.000 metros cúbicos por segundo das 12h de sexta-feira até às 12h do domingo de cada semana. A resolução foi publicada no dia 18 de janeiro no Diário Oficial da União e tem validade por 180 dias.
 
A resolução determina que o agente responsável pela operação da Hidrelétrica informará à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS a programação de defluências da usina no período no qual é indicada a descarga mínima. Essa comunicação deverá se dar por meio de informe semanal até no máximo 12h de quinta-feira. No caso da caracterização de um período de baixas vazões afluentes ao reservatório de Foz do Chapecó, deverá ser informada também a vazão defluente máxima prevista para o período.
 
A decisão considerou a importância de serem fixadas condições de operação na bacia do rio Uruguai que visem conciliar os usos múltiplos da água, especialmente as necessidades dos Setores elétrico e do turismo local. A Agência levou em conta os resultados dos testes de operação do reservatório da UHE, realizados nos períodos de 28 de abril a 1º de maio e de 17 de agosto ao dia 19 do mesmo mês no ano passado.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30