MANDATO
Visibilidade do Salto do Yucumã garantida: ANA determina vazão mínima para Foz do Chapecó
Yngrid Lessa - MTE 17.606 | PDT - 17:11 - 23/01/2018 - Foto: Divulgação
Depois de grande mobilização para alertar as autoridades sobre os problemas no Salto do Yucumã, inclusive com a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa promovida pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) há dois anos, as primeiras medidas para contornar a situação começam a ser efetivadas.
 
De acordo com a resolução nº.4 da Agência Nacional de Águas (ANA), em períodos de baixas vazões de afluentes ao reservatório da Hidrelétrica Foz do Chapecó, a descarga do mesmo deverá ser mantida igual ou inferior a 1.000 metros cúbicos por segundo das 12h de sexta-feira até às 12h do domingo de cada semana. A resolução foi publicada no dia 18 de janeiro no Diário Oficial da União e tem validade por 180 dias.
 
A resolução determina que o agente responsável pela operação da Hidrelétrica informará à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS a programação de defluências da usina no período no qual é indicada a descarga mínima. Essa comunicação deverá se dar por meio de informe semanal até no máximo 12h de quinta-feira. No caso da caracterização de um período de baixas vazões afluentes ao reservatório de Foz do Chapecó, deverá ser informada também a vazão defluente máxima prevista para o período.
 
A decisão considerou a importância de serem fixadas condições de operação na bacia do rio Uruguai que visem conciliar os usos múltiplos da água, especialmente as necessidades dos Setores elétrico e do turismo local. A Agência levou em conta os resultados dos testes de operação do reservatório da UHE, realizados nos períodos de 28 de abril a 1º de maio e de 17 de agosto ao dia 19 do mesmo mês no ano passado.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO ESPECIAL PREVIDÊNCIA PÚBLICA
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30