COMISSÃO ESPECIAL
Aprovadas 16 audiências públicas para debater reflexos da obesidade infanto-juvenil na rede de saúde
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:47 - 21/02/2018 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Marcelo Bertani

A Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-juvenil aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (21), 16 requerimentos de audiências públicas. Todos eles são de autoria do presidente do órgão técnico, deputado Maurício Dziedricki (PTB), e propõem a realização de debates sobre os reflexos da obesidade na infância e adolescência na saúde pública.

Ao defender a aprovação dos pedidos, Dziedricki fez referência a estudos que relacionam dificuldades de aprendizagem a questões alimentares e também associam o aumento dos índices de sobrepeso a fatores culturais, como os hábitos alimentares que privilegiam farináceos. O parlamentar lembrou ainda que, além da questão nutricional, o problema está diretamente relacionado à falta de atividades físicas na infância e adolescência. “Estamos diante de um quadro grave. Queremos levar informações para o estado inteiro para que possamos fazer frente ao problema”, frisou.

O deputado Tiago Simon (PMDB), autor de projeto de lei que proíbe a comercialização de produtos não saudáveis nas cantinas das escolas, alertou que a obesidade está se transformando num fator que impacta negativamente no desenvolvimento do País. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) defendeu a necessidade de sensibilizar, além das escolas, as famílias para a gravidade do problema. Já a relatora da comissão especial, deputada Miriam Marroni (PT), afirmou que é preciso “empoderar os pais para que se deem conta de que ele são os principais responsáveis pela formação dos hábitos alimentares dos filhos”.

As audiências públicas deverão ocorrer em Passo Fundo, Erechim, Santa Cruz, Santana do Livramento, Guaíba, Viamão, Alvorada, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Palmeira das Missões, Esteio, Portão, Cachoeirinha e Torres.

Também participaram da reunião, os deputados Adilson Troca (PSDB), Bombeiro Bianchini (PPL), Valdeci Oliveira (PT), Gerson Burmann (PDT), Lisiane Bayer (PSB), Valmir Zanchin (PMDB) e Silvana Covatti (PP).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão Especial de Combate à Obesidade Infantojuvenil no Rio Grande do Sul

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30