COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
Aprovado parecer ao projeto que institui a Rota Turística “Vale do Caí”
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 09:47 - 28/02/2018 - Edição: Letícia Mallmann - MTE 11897 - Foto: Guerreiro

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo aprovou o parecer favorável do deputado Eduardo Loureiro (PDT) ao Projeto de Lei (PL) 58/2017 que institui a Rota Turística “Vale do Caí” no Estado do Rio Grande do Sul. A decisão aconteceu em reunião ordinária do colegiado realizada na manhã desta quarta-feira (28). O PL é de autoria do deputado Tiago Simon (PMDB).

Em seu relatório, aprovado por unanimidade, o deputado Loureiro afirma que a proposição é extremamente meritória ao incrementar o desenvolvimento sustentável, através da ampliação e fortalecimento das potencialidades turísticas de 19 municípios, que tem uma população estimada em 190 mil pessoas. Para ele, o PL está em consonância com a legislação estadual que dispõe sobre a política de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável.

Conforme o PL 58 2017, a Rota Turística “Vale do Caí”, deverá ser composta pelos Municípios de Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.

O PL cita os atrativos turísticos encontrados nestes municípios. São eles: o Túnel da Linha Bonita em Salvador do Sul, primeiro a ser construído em estilo curvilíneo da América Latina, com 93 metros; a Estrada Buarque de Macedo, uma das mais importantes da história do Estado; a Estrada Rio Branco, “primeiro caminho dos Tropeiros”, primeira estrada ligando o Porto do Caí à Serra Gaúcha; as lagoas, os rios, os lagos, as cascatas, os morros, as matas e as florestas; as reservas e os parques ambientais; as obras e os monumentos inclusos no Patrimônio Histórico e Cultural de âmbitos nacional, estadual e municipal; os empreendimentos de cunho turístico, cultural, religioso, arquitetônico, gastronômico, ambiental e tecnológico e os 2 roteiros turísticos na Região do Vale do Caí: a Rota do Caminho das Velhas Colônias e a Rota dos Sabores e Saberes.

Mudança na composição
O deputado Edegar Pretto (PT), a partir desta semana, passa a integrar a Comissão de Economia, na condição de titular, na vaga deixada pelo deputado Marlon Santos (PDT).

Participação
Participaram do encontro os deputados Adilson Troca (PSDB), presidente, Juvir Costella (PMDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Eduardo Loureiro (PDT), Sérgio Turra (PP), Aloísio Classmann (PTB), Álvaro Boessio (PMDB) e Edegar Pretto (PT).


 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30