Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo
Retirado requerimento para constituição de subcomissão para tratar da exportação de gado vivo
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 11:21 - 01/03/2018 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Guerreiro

A deputada Regina Becker Fortunati (REDE) retirou seu requerimento para constituição de subcomissão contra a exportação de gado vivo, durante o debate da matéria na reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, ocorrida na manhã desta quinta-feira (1º/3).

A matéria deverá voltar à deliberação na Ordem do Dia da próxima reunião da Comissão, após alterações regimentais da autora do requerimento. Ontem (28), a parlamentar enviou à secretaria do colegiado requerimento, substituindo o primeiro, com alteração do nome da subcomissão. Questões regimentais, no entanto, obrigam a deliberação do documento em nova data.

Debate
Antes da retirada do requerimento, a Comissão debateu o assunto com manifestações dos deputados Regina Becker Fortunati, Sérgio Turra (PP) e Altemir Tortelli (PT). A discussão foi interrompida, no entanto, por uma Questão de Ordem do deputado Aloísio Classmann (PTB), manifestando a não observância do Regimento Interno da Assembleia na deliberação da matéria. O esclarecimento apresentado por Classmann teve a a concordância dos demais parlamentares.

A deputada Regina defendeu o debate sobre a exportação de gado vivo na Comissão. Explicou que as normas brasileiras a respeito do assunto são cumpridas até o embarque dos animais nos navios transportadores, não havendo, entretanto, o acompanhamento da viagem até o local do destino da carga. “As condições são terríveis nestas três a cinco semanas de viagem. Os animais são transportados em plataformas que ficam imundas”, detalhou. Segundo Regina, 30% dos animais morrem durante a transposição da carga. Alertou, ainda, para as péssimas condições da quarentena dos animais. Regina contou que ativistas ligados à causa animal recepcionaram a chegada do Navio Nada, que transportou, em fevereiro, mais de 20 mil cabeças de gado vivo, em porto da Turquia. Porém, a imprensa foi impedida de acompanhar o desembarque dos animais.

Audiências
A Matriz Produtiva do Biodigestor – Fator de Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Energia será tema de duas audiências públicas da Comissão de Agricultura nas próximas semanas. Solicitadas pela deputada Zilá Breitembach (PSDB), os encontros estão agendados para aconteceram no dia 26 de março, na Univates, em Lajeado, e no dia 5 de abril, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), do Palácio Farroupilha.

Participação
Participaram da reunião, os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Sérgio Turra (PP), Altemir Tortelli (PT), Zé Nunes (PT), Edson Brum (PMDB), Vilmar Zanchin (PMDB), Aloísio Classmann (PTB), Zilá Breitenbach (PSDB), Elton Weber (PSB), João Reinelli (PV) e Regina Becker Fortunati (REDE).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30