ARTIGO
Direito à autodefesa
Sérgio Turra* | PP - 18:04 - 12/03/2018

A Expodireto-Cotrijal 2018, que terminou na última sexta-feira (9), movimentou mais de R$ 2,2 bilhões – um crescimento de 4% nas vendas, em relação ao ano passado. A julgar pelos bons números desta edição, o agronegócio seguirá ponteando a recuperação da economia gaúcha em 2018 – apesar da estiagem que castiga a Metade Sul do estado. 

Mas, se por um lado os indicadores econômicos são positivos, por outro, a questão da segurança no campo e nas cidades do interior preocupa. Não por acaso, esse foi um dos assuntos mais discutidos na última Expodireto.

A violência que assola as grandes cidades chegou às pequenas comunidades do interior. Bancos de lugares pacatos – e mal policiados – têm sido alvos frequentes de quadrilhas especializadas. O “novo cangaço” não apenas explode caixas eletrônicos – também aterroriza as populações locais. 

No campo, não é diferente. Propriedades rurais têm sido invadidas e saqueadas. Produtores, feitos reféns. Sem falar do abigeato e dos furtos de insumos e máquinas agrícolas.

Neste primeiro semestre, estamos retomando as reuniões da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, que presido na Assembleia Legislativa. Ao mesmo tempo, vamos reforçar a campanha pelo direito dos cidadãos à autodefesa. No campo e nas cidades, cidadãos de bem não podem abrir mão da prerrogativa de possuírem uma arma para exercerem, se preciso, o direito à legítima defesa.

O assunto está em pauta no Congresso Nacional. E também é um dos temas que temos debatido na Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários.  Não descansaremos enquanto não restituirmos aos brasileiros o sagrado direito de defenderem suas famílias e seu patrimônio.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30