ARTIGO
Direito à autodefesa
Sérgio Turra* | PP - 18:04 - 12/03/2018

A Expodireto-Cotrijal 2018, que terminou na última sexta-feira (9), movimentou mais de R$ 2,2 bilhões – um crescimento de 4% nas vendas, em relação ao ano passado. A julgar pelos bons números desta edição, o agronegócio seguirá ponteando a recuperação da economia gaúcha em 2018 – apesar da estiagem que castiga a Metade Sul do estado. 

Mas, se por um lado os indicadores econômicos são positivos, por outro, a questão da segurança no campo e nas cidades do interior preocupa. Não por acaso, esse foi um dos assuntos mais discutidos na última Expodireto.

A violência que assola as grandes cidades chegou às pequenas comunidades do interior. Bancos de lugares pacatos – e mal policiados – têm sido alvos frequentes de quadrilhas especializadas. O “novo cangaço” não apenas explode caixas eletrônicos – também aterroriza as populações locais. 

No campo, não é diferente. Propriedades rurais têm sido invadidas e saqueadas. Produtores, feitos reféns. Sem falar do abigeato e dos furtos de insumos e máquinas agrícolas.

Neste primeiro semestre, estamos retomando as reuniões da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, que presido na Assembleia Legislativa. Ao mesmo tempo, vamos reforçar a campanha pelo direito dos cidadãos à autodefesa. No campo e nas cidades, cidadãos de bem não podem abrir mão da prerrogativa de possuírem uma arma para exercerem, se preciso, o direito à legítima defesa.

O assunto está em pauta no Congresso Nacional. E também é um dos temas que temos debatido na Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários.  Não descansaremos enquanto não restituirmos aos brasileiros o sagrado direito de defenderem suas famílias e seu patrimônio.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO ESPECIAL PREVIDÊNCIA PÚBLICA
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30