COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Comissão de Educação encaminha encontro com a Seduc para tratar do NEEJA
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:56 - 13/03/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Reunião teve participação de professores do NEEJA
Reunião teve participação de professores do NEEJA
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, reunida na manhã desta terça-feira (13), ouviu o professor Gabriel Bandeira defender a manutenção dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) no Rio Grande do Sul. Após a manifestação de Gabriel, o presidente do colegiado, deputado Gilberto Capoani (PMDB), anunciou a realização, às 14h30 desta tarde, de encontro na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para tratar do assunto.
 
Conforme Bandeira, o governo do Estado está reformulando a modalidade e prejudicando o atendimento aos alunos e à qualidade de ensino. O professor afirmou que entre as propostas da área governamental está a redução de carga horária dos professores especializados e a mistura de diferentes etapas de aprendizagem em uma mesma sala de aula. “O que é hoje um acolhimento personalizado poderá, no futuro, ser mais um processo massivo de entrega de certificação”, salientou o professor de filosofia que atua no NEEJA Paulo Freire, em Porto Alegre.
 
A deputada Miriam Marroni (PT)  sugeriu a realização de audiência pública sobre o tema. A professora Ana Lúcia Marques Ramires também se pronunciou sobre a reformulação do NEEJA no estado. "Viemos pedir socorro", frisou.
 
O que é o NEEJA
O NEEJA é um estabelecimento de ensino que não se caracteriza como uma "escola", mas um espaço educativo onde a oferta de exames supletivos fracionados é feita ao jovem e adulto, a partir de uma análise e avaliação de seus estudos formais e informais, que realizou ao longo de sua vida pessoal, profissional e escolar. O NEEJA representa para o candidato oportunidade de certificação de estudos, onde ele organiza seus momentos de aprendizagem e avaliação formais na instituição, sem necessariamente se vincular a ela com a obrigatoriedade da frequência, exigida nos cursos presenciais.
 
Participação
A reunião desta manhã teve a coordenação dos deputados Tiago Simon (PMDB) e Miriam Marroni (PT)  e a participação dos deputados Gilberto Capoani (PMDB), presidente do colegiado, Juliana Brizola (PDT) e Catarina Paladini (PSB).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30