INCLUSÃO
Assembleia sedia lançamento da 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 16:50 - 19/03/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

A Assembleia Legislativa sediou a abertura da 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down, programação definida pela Lei no. 14.866, de 2016. A cerimônia reuniu no início da tarde na sala João Neves da Fontoura, o Plenarinho, autoridades e entidades para debater “Além do olhar” as dificuldades, oportunidades e perspectivas dos portadores da doença. A semana acontece de 19 a 25 de março.

O cerimonialista Fernando Barbosa, portador da doença e filiado à Associação das Famílias e Amigos de Down de Porto Alegre, AFAD, deu início ao ato com a apresentação das autoridades para a formação da mesa. Também filiado à entidade, o fotógrafo João Vicente Fiorentini assumiu o registro das imagens do evento e a jovem Maura Kuhn, 14 anos, de Espumoso, declamou a poesia Primeiros versos de amor à terra, de Júlio César Paim.

Entre as autoridades, o representante do governo do Estado, Adilso Corlassoli, da Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, da Secretaria Municipal da Educação, Alda Solange, o presidente da Faders, Roque Bakof, Vicente Fiorentini, presidente da AFAD/PA, e a promotora Liliana Pastoritz, do Ministério Público, além dos deputados Eduardo Loureiro (PDT) e Sérgio Peres (PRB).

Debates municipais
Representando a Assenbleia Legislativa, e como autor da lei que instituiu o Programa Estadual de Orientação sobre Síndrome de Down, Eduardo Loureiro destacou o alcance da segunda edição da iniciativa, que mobilizou diversos municípios a tratar do tema. “A causa da inclusão foi a motivação para a aprovação da lei”, afirmou o parlamentar, que neste domingo (18), em Santo Ângelo, participou da abertura do evento no município das Missões. Disse que a ideia da lei foi estimular políticas públicas para a inclusão das pessoas portadoras da doença, “todos podem alcançar qualidade de vida e participar da coletividade, mas precisam ser acolhidas”. Um dos desafios é vencer o preconceito, “e isso depende de informação”, justificando a realização da Semana de Conscientização como espaço para dar visibilidade ao tema.

O deputado Sérgio Peres (PRB) relatou a situação de 60 famílias em Cachoeirinha cujos filhos são autistas e enfrentam dificuldades de inclusão escolar, dando o exemplo para justificar a necessidade de tratar desse assunto. “Investir nas pessoas não é problema, mas solução”, afirmou.

Também se manifestou o presidente da Associação das Famílias e Amigos de Down, Vicente Fiorentini, entidade que há 25 anos atua em favor dos portadores da doença. Pelo governo do Estado, falou Adilso Corlassoli, da diretoria de Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele defendeu políticas públicas que envolvam todas as áreas com ações voltadas para os municípios. Deficiente visual, referiu o envolvimento dos municípios na elaboração de leis que assegurem a inclusão das pessoas com a síndrome, assim como a criação de Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Representantes de diversos municípios, como Jaguarão, Rio Grande, Dois Irmãos e Espumoso prestigiaram a abertura do evento.

Logo em seguida a promotora Liliana Pastoritz, da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, fez a primeira palestra no painel Direitos, Autonomia e Inclusão, que teve a participação também do escritor Vinícius Streda e do presidente da Faders, Roque Bakof.

Programação
As atividades da semana se encerram no domingo (25), com uma caminhada no Brique da Redenção. Confira a programação completa em www.facebook.com/SemanaConscientizacaoDown2018.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
AGENDA DA ASSEMBLEIA
COMISSÃO DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
AGENDA DA ASSEMBLEIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30