COMISSÕES
AL aprova indicação do Piratini à diretoria administrativa do Badesul
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 16:50 - 03/04/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
 José Cláudio teve nome aprovado por unanimidade
José Cláudio teve nome aprovado por unanimidade
A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, aprovou em reunião extraordinária, no início da tarde desta terça-feira (3), por unanimidade (8 votos), a indicação pelo governo do Estado do nome de José Cláudio dos Santos para exercer o cargo de diretor administrativo do Badesul, Agência de Fomento, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
 
O indicado teve a seu dispor um tempo para que pudesse apresentar seu currículo. Na sequência, os deputados fizeram questionamentos a José Cláudio dos Santos, que os respondeu no tempo regimental. Após, o relator, deputado Costella, apresentou seu parecer favorável ao nome proposto pelo Piratini, aprovado pelos parlamentares.
 
O presidente da Comissão, Luís Augusto Lara, observou que os deputados apresentaram considerações em relação a temas que os preocupam, como prefeituras que precisam de apoio financeiro para constituir áreas de desenvolvimento industrial. Lara também analisou a situação nacional, avaliando que muitas instituições financeiras estariam envolvidas “em descaminhos e desmandos que acarretam enormes prejuízos à sociedade”. Lembrou que a Caixa Econômica Federal, por exemplo, passa por ampla reformulação, “uma vez que alguns apadrinhados políticos facilitavam, bem como conseguiam, aportes financeiros inconcebíveis, ocasionando rombos impagáveis. Quem precisa de recursos para se manter e gerar empregos não consegue o que necessita”, lamentou.
 
O deputado fez um apelo: “Que os gestores, muito especialmente os indicados políticos, sejam transparentes nas suas ações, para que não aconteçam  mais casos como o da Iesa Óleo e Gás, que obteve R$ 140 milhões em empréstimos e abandonou o Estado, deixando dívidas e desemprego, e não há como cobrar. Pedimos ao novo diretor que zele pela transparência, para que não tenhamos no futuro episódios como esse”.
 
O futuro diretor, José Cláudio dos Santos, lembrou que existem novas diretrizes no país a partir da Lei 13.303 de 2016, estabelecendo que as autarquias e sociedades anônimas com participação mista de governo e iniciativa privada devem ter executivos técnicos em suas direções e quadros. “Esta é uma reestruturação que o Badesul está colocando em prática justamente para atender esta legislação. De outra parte, a indicação do nosso nome integra uma reestruturação organizacional e institucional do banco para atender aquilo que é sua razão de ser, o fomento ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.
 
Votaram favoravelmente os deputados Luís Augusto Lara (PTB), presidente da Comissão, Juvir Costella (PMDB), relator do processo indicativo; Frederico Antunes e Silvana Covatti (PP), Gabriel Souza, (PMDB), Marcelo Moraes (PTB) e Gilmar Sossella (PDT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30