MEMORIAL DO LEGISLATIVO
Trajetória de Manoel Theophilo Barreto Vianna é retratada na Série Perfis Parlamentares
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 | Agência de Notícias - 16:00 - 05/04/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Nesta quarta-feira (4), o Memorial do Legislativo realizou a solenidade de lançamento do número 15 da série Perfis Parlamentares, destacando o parlamentar Manoel Theophilo Barreto Vianna, que presidiu a Assembleia Legislativa por 20 anos (1908-1928). O trabalho é fruto da parceria interinstitucional do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Memorial do Legislativo.
 
"Ele enquanto deputado da Assembleia de Representantes, cargo que ocupou por 27 anos, e como militar do Exército, engenheiro militar formado, ele foi um dos homens e um dos sustentáculos do Partido Republicano Rio-grandense no RS", explica Maria Medianeira Padoim, professora do Programa de Pós-graduação em História da UFSM e uma das organizadoras da publicação.
 
O outro organizador da obra, o professor do Instituto Federal Farroupilha Leonardo Poltozi Maia, acrescenta que o parlamentar foi um personagem bastante interessante dentro da política gaúcha. "Na sua carreira, além de ter sido 20 anos presidente da Assembleia Legislativa, ele era professor da Escola de Engenharia. Também ajudou a fundar a agora Biblioteca Borges de Medeiros e o Colégio Júlio de Castilhos", completou.
 
A coordenadora do Memorial do Legislativo, Débora Soares, destacou o trabalho da equipe do órgão, que fez o levantamento das atas, anais e projetos de lei instituídos no período em que Barreto Vianna esteve à frente do Parlamento gaúcho. Débora informou ainda que a obra deve ser lançada em Santa Maria, em data a ser definida no período entre 28 de abril e 13 de maio.
 
O próximo número da série Perfis Parlamentares destacará a trajetória do parlamentar Alcides Cruz, que foi deputado entre 1897 e 1916. O lançamento da obra, realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do RS, será no dia 3 de maio, às 16h, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo.    
 
A publicação
A série Perfis Parlamentares iniciou sua publicação em 1997 dentro do "Projeto Memória do Parlamento" e já homenageou importantes políticos como João Neves da Fontoura, Getúlio Vargas, Flores da Cunha, Oswaldo Aranha, A.J. Renner, João Goulart, Carlos Santos, Leonel Brizola, Bento Gonçalves, Assis Brasil e Suely de Oliveira. O projeto foi um dos pioneiros no âmbito dos legislativos estaduais em resgatar e valorizar a trajetória de vida e atuação parlamentar dos elencados.
 
O número 15 da série, que destaca o perfil Manoel Theophilo Barreto Vianna, está disponível no Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1029). Para download da obra clique aqui .
 
* Com informações da Rádio Assembleia
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Lançamento LIVRO PERFIS PARLAMENTARES

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30