UNIÃO DE LEGISLADORES E LEGISLATIVOS
22ª Conferência Nacional da Unale ocorre de 9 a 11 de maio em Gramado
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 11:00 - 09/05/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Divulgação

“Os desafios de um novo Brasil” estarão em análise durante a XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Gramado. O encontro, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), será realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A previsão é reunir cerca de 1,5 mil participantes, que debaterão com os palestrantes as estratégias e perspectivas para transformar o país.

A relevância do Poder Legislativo estadual, as eleições de 2018, a reforma política e suas novas regras, gestão e controle de gastos públicos e governança pública são alguns dos segmentos a serem tratados durante o evento.

“Debateremos temas que são pertinentes ao desenvolvimento do país, democratizando as discussões, informou o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes (PI). Ainda segundo ele, por meio de palestras e reuniões serão abordadas sugestões de ações e planejamento para o desenvolvimento e progresso a longo e médio prazos “das mudanças que os 208 milhões de brasileiros esperam de seus representantes”, acrescentou. “A conferência acontece no momento em que a Unale completa 22 anos de existência e de atuação em favor dos estados brasileiros”.

Programação e objetivos
No dia 13 de março o deputado Ciro Simoni (PDT), coordenador do comitê organizador e cotado para presidir a entidade na nova gestão, divulgou a Conferência na tribuna do Plenário 20 de Setembro, durante o período do Grande Expediente, e convidou os parlamentares gaúchos para participarem do evento. "A entidade congrega os 1.059 deputados estaduais do Brasil e tem como prioridade a consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres do Estado com a população", destacou Ciro. "Além de buscar a valorização do trabalho parlamentar, a Unale também faz o acompanhamento no Congresso Nacional de medidas que impactam a atuação dos legislativos estaduais."

O deputado do PDT listou alguns dos temas que serão pauta do encontro, como o planejamento das reformas no país e suas consequências nos Estados; a luta pelo fortalecimento dos legislativos estaduais; a nova gestão governamental e os parâmetros de relevância para a sociedade. E mostrou o empenho da entidade em acompanhar as tramitações, no Congresso Nacional, de temas que repercutem nas Assembleias, como o texto que concede maior autonomia para os estados brasileiros legislarem, a Emenda Constitucional 27/2012, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, uma iniciativa de 17 legislativos estaduais, liderados por Santa Catarina.

Ciro registrou a qualidade da programação, que prevê um debate e questionamentos aos candidatos à presidência da República. Durante os três dias de conferência, de 9 a 11 de maio, também os servidores dos legislativos estaduais debaterão em 24 eventos paralelos. “Cada um destes segmentos está convidado a discutir seus temas, trocar informações com as demais assembleias do país para a melhoria do atendimento à população, que é nosso objetivo final”, assegurou. Diversas delegações internacionais, ministros, governadores e outras autoridades deverão prestigiar a conferência.

O credenciamento dos participantes terá início às 8h do dia 9. A programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.unale.org.br.

Foz do Iguaçu
As conferências da Unale são realizadas anualmente. A última aconteceu em junho de 2017, em Foz do Iguaçu, em parceria com a Assembleia paranaense. Participaram cerca de 1,8 mil pessoas, entre autoridades de todo o País, governadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de prefeitos e vereadores de países vizinhos, como da Argentina. O tema das discussões foi “O Brasil e suas Reformas”, que avaliou o impacto em relação às reformas política, previdenciária e trabalhista.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
UNALE

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30