COMISSÕES
Aprovado nome do novo diretor-presidente do Instituto de Previdência do RS
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 14:40 - 10/04/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Kliemann (d) teve seu nome aprovado por unanimidade pelos deputados
Kliemann (d) teve seu nome aprovado por unanimidade pelos deputados
Em reunião extraordinária, no início da tarde desta terça-feira (10), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), aprovou, em arguição pública, a indicação do governo do Estado ao nome de José Guilherme Kliemann para ocupar o cargo de diretor-presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS).
 
Inicialmente, José Guilherme Kliemann teve à sua disposição três minutos para sua exposição, quando, de forma resumida, apresentou sua trajetória profissional, enfatizando sua determinação em realizar um trabalho exitoso à frente da instituição. “Sinto-me plenamente preparado para a tarefa”, afirmou.
 
Parecer favorável
Na sequência, o deputado Pedro Westphalen (PP), relator do processo com origem no Executivo, apresentou seu voto favorável à indicação. “José Guilherme Kliemann apresenta todos requisitos e qualificações necessárias à adequada gestão do IPE Prev”, opinou o parlamentar, a partir do seu currículo e diante das modificações aprovadas na Assembleia em relação ao Instituto.
 
“Com a aprovação, nesta Casa, do PLC N.º 206/2017, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPE Prev, a autarquia passará por uma remodelação, e as áreas de saúde e previdência serão tratadas distintamente, o que qualificará e fortalecerá tanto a previdência quanto a assistência à saúde dos servidores. No tocante à área previdenciária, o IPE Prev se consolidará como gestor único do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social)”, agregou Pedro Westphalen.
 
Ainda de acordo com o parecer do relator, o novo modelo estabeleceu requisitos específicos de gestão previdenciária para os cargos de Diretores e Conselheiros, visando à reorganização e a profissionalização da autarquia, para que ela possa se consolidar como órgão gestor único do RPPS/RS, tornando-se importante agente na busca do equilíbrio financeiro atuarial do sistema previdenciário estadual.
 
Sem maiores considerações por parte dos parlamentares, foram colhidos os votos, aprovando de forma unânime a indicação.Votaram favoravelmente ao nome de Kliemann, os deputados Catarina Paladini, presidente da Comissão, Pedro Westphalen, relator, Any Ortiz (PPS), Ernani Polo (PP), Fábio Branco (PMDB), Juliano Roso (PCdoB) e Maurício Dziedrick (PTB).
 
Biografia resumida
José Guilherme Kliemann possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante da carreira de Procurador do Estado do RS desde 1992, na qual foi Procurador-Geral Adjunto, de 2007 a 2010, e membro do Conselho Superior da PGE/RS. Integrou o Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência do Estado – IPERGS, do qual foi presidente por dois mandatos. Atuou junto aos Tribunais Superiores, em Brasília, nos anos de 2001 a 2004, e representou a Administração Estadual junto ao Tribunal de Contas do Estado, de 2004 a 2006.
 
É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor na área da Seguridade Social, com diversos artigos e pareceres publicados. Ocupou o cargo de Subchefe Jurídico da Secretaria da Casa Civil do governo do Estado e exercia, até o momento, o cargo de secretário adjunto da pasta. Preside o Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Estado do RS (RS-Prev).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30