POLÍTICA
Fim de jogo
Sérgio Turra* | PP - 15:41 - 10/04/2018

O Brasil que trabalha, que respeita a lei e que não compactua com a corrupção lavou a alma no último final de semana. A prisão de Lula pôs fim a uma longa sequência de delinquências cometidas em oito anos de mandato presidencial.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês na Polícia Federal, em Curitiba, por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá. Mas outros processos em que também é réu – como o do sítio de Atibaia – certamente o manterão por mais tempo atrás das grades.

É o fim de uma era de arrogância, impunidade e abuso de poder.

Bem que o condenado em segunda instância tentou protelar a sua prisão. Mais uma vez Lula desrespeitou a lei, negando-se a se entregar no prazo que lhe foi concedido pelo juiz Sérgio Moro. E ainda montou um teatro patético para se vitimizar. Mas, a essa altura, Lula fala apenas para uma militância fanatizada.

O Brasil ordeiro, honesto e trabalhador já lhe deu as costas. A festa popular em frente à PF de Curitiba foi a pá de cal na sua pantomima inconsequente. O Brasil real lhe enviou um duro recado: Chega de trapaças! Chega de chicanas jurídicas! Chega de abusar da nossa paciência!

Os advogados de Lula, naturalmente, seguirão tentando libertá-lo. É do jogo democrático. Mas o PT fala em lançar a candidatura de Lula à presidência da República – mesmo estando ele condenado, preso e sendo “ficha suja”. Isso não é do jogo democrático.

O desprezo pelo estado democrático de direito segue sendo a marca de Lula e de seus companheiros mais próximos. Mas os brasileiros de bem sabem que Lula não voltará jamais à Presidência. Seu tempo acabou.   

*Deputado estadual (PP)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30