POLÍTICA
Fim de jogo
Sérgio Turra* | PP - 15:41 - 10/04/2018

O Brasil que trabalha, que respeita a lei e que não compactua com a corrupção lavou a alma no último final de semana. A prisão de Lula pôs fim a uma longa sequência de delinquências cometidas em oito anos de mandato presidencial.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês na Polícia Federal, em Curitiba, por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá. Mas outros processos em que também é réu – como o do sítio de Atibaia – certamente o manterão por mais tempo atrás das grades.

É o fim de uma era de arrogância, impunidade e abuso de poder.

Bem que o condenado em segunda instância tentou protelar a sua prisão. Mais uma vez Lula desrespeitou a lei, negando-se a se entregar no prazo que lhe foi concedido pelo juiz Sérgio Moro. E ainda montou um teatro patético para se vitimizar. Mas, a essa altura, Lula fala apenas para uma militância fanatizada.

O Brasil ordeiro, honesto e trabalhador já lhe deu as costas. A festa popular em frente à PF de Curitiba foi a pá de cal na sua pantomima inconsequente. O Brasil real lhe enviou um duro recado: Chega de trapaças! Chega de chicanas jurídicas! Chega de abusar da nossa paciência!

Os advogados de Lula, naturalmente, seguirão tentando libertá-lo. É do jogo democrático. Mas o PT fala em lançar a candidatura de Lula à presidência da República – mesmo estando ele condenado, preso e sendo “ficha suja”. Isso não é do jogo democrático.

O desprezo pelo estado democrático de direito segue sendo a marca de Lula e de seus companheiros mais próximos. Mas os brasileiros de bem sabem que Lula não voltará jamais à Presidência. Seu tempo acabou.   

*Deputado estadual (PP)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30